[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, participou na manhã de ontem, terça-feira, do 1° Encontro Estadual do Programa Bolsa Família, que está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Inclusão Social, Assistência e Desenvolvimento Social, no Delmar Hotel, na Orla de Atalaia.

A secretária Rosária Rabelo, que também é presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), participou da mesa de abertura juntamente com a secretária de Estado de Inclusão Social, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, da Secretária Nacional de Renda e de Cidadania, Rosani Cunha, e outros representantes.

A equipe de Proteção Social Básica da Semasc, composta pela coordenadora dos Programas de Proteção Básica Especial, Yolanda de Oliveira Santos; pela coordenadora do Programa Bolsa Família em Aracaju, Rosângela Theobald; pela coordenadora de Cadastro, Ticiane Ferreira Cabral; e alguns Conselheiros Tutelares também estão participando desse encontro que acontece até a próxima quinta-feira, dia 30, com o objetivo de promover uma melhor operacionalização do programa para alcançar sua meta, que é o atendimento a famílias em vulnerabilidade social.

No período da manhã, a secretária Nacional de Renda e de Cidadania, Rosani Cunha, proferiu uma palestra com o tema “Programa Bolsa Família como Estratégia de Desenvolvimento Social”, onde apresentou dados positivos sobre o programa Bolsa Família, que vem conseguindo reduzir a desigualdade social no país. Em Aracaju, são 26.341 famílias cadastradas no programa, gerando uma cobertura, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), de 100% em toda capital.

Para os conselheiros tutelares, a participação desse segmento é muito importante em eventos como este. “A gente que trabalha com a inclusão social vê que o Bolsa Família tem essa grande virtude, já que é um programa de transferência de renda. Como conselheiro tutelar, a gente se depara muito com a família em situação de vulnerabilidade social. Então é de muito proveito esse evento. Esse é o primeiro, mas virão muitos ainda, porque quem ganha com essa iniciativa dos Governos Federal, Estadual e Municipal é a população”, observa Jerônimo da Silva Sergio, Conselheiro Tutelar do Terceiro Distrito.

“O Conselho Tutelar é muito procurado para informações a respeito do Bolsa Família, então a gente participando desse primeiro encontro é muito gratificante. Essa parceria com os municípios é extremamente importante, porque há troca de experiência”, diz Jadiel Carlos da Silva, Conselheiro Tutelar do Quinto Distrito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.