[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para assegurar os direitos de crianças e adolescentes e coibir a exploração do trabalho infantil e comércio de bebidas alcoólicas a esta parcela da comunidade durante o Forró Caju, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) montará um esquema especial envolvendo 150 profissionais, entre assistentes sociais, educadores sociais e membros dos Conselhos Tutelares de Aracaju. Na avaliação da assistente social Rosária Rabêlo, secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, esta ação intensificada nos eventos populares em parceria com outros órgãos do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e Adolescentes tem conseguido inibir a exploração do trabalho infantil. “Observamos que nos grandes eventos, há uma redução considerável no número de crianças catando latinhas, fruto da atuação de todos os órgãos envolvidos com o sistema de garantias: a Semasc, o Juizado da Infância e do Adolescente, o Ministério Público, os Conselhos Tutelares e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, observa Rosária.

A equipe estará concentrada em plantão diário na Praça de Eventos Hilton Lopes durante todos os 13 dias da festa. Encontrando crianças e adolescentes entre a multidão, os educadores sociais farão as abordagens pedagógicas e, não estando acompanhadas, estas crianças e adolescentes serão encaminhados para o box instalado no local do Forró Caju e apresentadas aos Conselhos Tutelares para que sejam feitos os encaminhamentos para identificar e notificar a família.

Não sendo possível a localização dos familiares, a criança ou adolescente encontrado será conduzido para a Central de Acolhimento onde eles receberão atendimento psicossocial e será feito o encaminhamento para a reintegração familiar, cujos pais serão notificados pelos Conselhos Tutelares para dar explicações. Em caso extremo, a ocorrência é levada ao conhecimento do Ministério Público e do Juizado da Infância e Juventude para que providências jurídicas sejam adotadas.

Em todos os estabelecimentos comerciais instalados na Praça de Eventos serão fixados cartazes esclarecendo as penalidades a que estão sujeitas as pessoas que comercializarem bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. Nos cartazes também estará explícito o 0800 79 14 00 para que casos envolvendo violência e abusos cometidos contra crianças e adolescentes sejam denunciados. As denúncias poderão ser feitas anonimamente, mas caso o denunciante queira identificar-se sua identidade será mantida em absoluto sigilo.

No ano passado, 198 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, foram abordadas pelas equipes de educadores, assistentes sociais da Semasc. Verificou-se que a maioria reside em Aracaju e que são atendidas pelos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Foram crianças e adolescentes de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Estância, Itabaiana, Laranjeiras, Maruim e Lagarto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.