[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu, na manhã de hoje, terça-feira, um encontro de mobilização, que contou com participação de técnicos da própria Semasc e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tendo como objetivo sensibilizar educadores sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), professores e técnicos das escolas municipais sobre a importância do Projeto ‘Minha Vida Tem História’, executado pela Semasc, envolvendo idosos atendidos nos programas sociais da secretaria.

A secretária Municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, e a secretária Municipal de Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, participaram da solenidade, destacando a importância da integração entre as secretarias municipais. “Este encontro foi promovido para que todos nós que fazemos as políticas de Assistência Social e Cidadania e de Educação, possamos nos sensibilizar e abraçar o projeto”, explicou a secretária Rosária Rabelo. “A priori, nós tivemos a ousadia de integrar idoso, jovem e criança para criar um respeito entre as gerações e mostrar que é possível trabalhar com essa disparidade de idades”, explica Rosária Rabelo.

Já a secretária Municipal de Educação, Tereza Cristina, enfatizou a importância da presença dos idosos na formação de muitos jovens. “Muitas vezes os avós são muito mais importantes na formação dos netos do que os próprios pais”, comentou. “O idoso, ao contar sua história, ensina aos mais jovens e, ao mesmo tempo, se reeduca com os próprios ensinamentos”, ressaltou.

O jornalista Amaral Cavalcante, idealizador do projeto, também comentou a importância desta atividade no processo de aprendizagem dos jovens. “A escola é um instrumento de disseminação de conhecimentos e valores e nós precisamos do apoio e do entusiasmo para que o projeto alcance uma maior amplitude”, explicou Amaral. “Sem contar que este projeto é uma valorização da memória urbana e nós acreditamos que os jovens acabam sendo a clientela principal do projeto, porque a história oficial é ensinada na escola”, complementa. Para Amaral, a intenção do projeto é trazer o cotidiano destas comunidades para dentro da escola, estimulando a criatividade dos alunos e dos jovens dos CRAS. “Aumentando, assim, a auto-estima e o conhecimento do povo e uma massificação dos valores sociais”, endossou o jornalista.

Para a educadora Vilma Ismerim Cavalcante, que trabalha no suporte pedagógico da Escola Municipal Juscelino Kubstchek, o encontro traduz oportunidade de inovar nas aulas e atrair a atenção dos alunos. “Uma iniciativa muito importante na medida em que os jovens conhecem a história da própria cidade e dos seus bairros. Eles vão conhecendo os personagens da história, que, neste caso, são os idosos. Além disso, nós podemos trabalhar as histórias agregadas ao conteúdo letivo, saindo da rotina e encontrando mais uma oportunidade de inovar com os alunos”, explicou a educadora.

Ao final das atividades, a Companhia Dramática de Produções Artísticas (Comdrapa), formada por adolescentes egressos dos programas sociais executados pela Semasc, encenou o espetáculo ‘Lições de Sabedoria’, que narra as histórias contidas no livro editado a partir do projeto Minha Vida Tem História. Os jovens, egressos do Programa Agente Jovem, executado pela Semasc em parceria com o Governo Federal, mostraram de forma bastante criativa os fatos e situações contidos no livro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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