Semasc lança livro que narra história de Aracaju contada por idosos
O Baile contará com a participação de todos os idosos inclusos nos 24 Grupos de Convivência da Semasc, marcando o sucesso do Projeto “Minha Vida tem História”, que vem sendo realizado desde o ano passado com os idosos, numa parceria que envolve as Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, de Educação e também a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Para o trabalho ter sido concretizado, todos passaram por um processo de capacitação seguido por uma seleção realizada pelo jornalista Amaral Cavalcanti. Durante as atividades realizadas em vários pontos da cidade, os idosos foram preparados para falar em público. Das experiências narradas, foram selecionadas as dez mais interessantes. O grupo, formado por dez idosos, percorreu escolas públicas do município e os Centros de Referência da Assistência Social mantidos pela Semasc, onde eles fizeram seus relatos de vida para alunos e para a comunidade de cada bairro visitado.
Para a assistente social Margarida Ribeiro, gerente do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Semasc, esse dia será muito especial para todos os idosos. “É com os idosos que aprendemos, com as suas experiências contadas”, comenta. “Esse trabalho concluído por eles só faz aumentar auto-estima e a qualidade de vida dos idosos e, também, será um material de conhecimento a ser usado nas escolas municipais, que trabalharão com estudantes essas histórias de vida”, disse.
Esse trabalho da Semasc tem como finalidade a valorização do idoso com atividades diversificadas realizadas nos Grupos de Convivência existentes nos bairros de Aracaju, onde são desenvolvidas atividades educativas, culturais, ocupacionais e prestado serviços de fisioterapia e atividades físicas para atender as necessidades de cada um, individualmente. Os dez idosos autores das histórias contidas no livro Minha Vida Tem História II são Leopoldo Andrade, Maria Benvinda Costa, Alfredo dos Santos, Luizete de Souza Lima, Maria Marques, Maria José Santana, Benedita Menezes da Silva, Maria Bernadete de Jesus, Geralda Cruz e Antonio Cassimiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Semasc lança livro que narra história de Aracaju contada por idosos – Foto: Ascom/Semasc