[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Prosseguindo com as comemorações alusivas ao mês do Folclore, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) encaminhou crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju para conhecer vários espaços da cidade, que propagam a cultura sergipana, com o intuito de incentivar o conhecimento das tradições culturais do Estado.

Hoje pela manhã, mais um grupo formado por crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Criança Cidadã visitou o Memorial de Sergipe, mantido pela Universidade Tiradentes. No espaço, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a história de Sergipe desde o tempo pré-colonial através de documentos, objetos da época e também tiveram acesso a fotografias de personagens que contribuíram com a construção da história de Sergipe.

A curiosidade e a atenção dos adolescentes ao lado das peças expostas demonstraram o interesse de conhecer a sua própria cultura e história. Muitos destes grupos nunca tiveram a oportunidade de conhecer de perto os objetos expostos no Memorial. O grupo foi acompanhado por educadores sociais da Semasc, que tiveram a preocupação de transmitir explicações detalhadas sobre a história de Sergipe.

O educador social Anderson Cleiton Passos destaca a importância da visita. “Estamos dando a oportunidade para eles conhecerem esses espaços riquíssimos, que retratam o povo de Sergipe. Muitos destas crianças e adolescentes não conheciam e, como esse semestre estamos trabalhando nas oficinas sócio-educativas a temática valorização da cultura de Sergipe, aqui é uma verdadeira aula prática”, comenta o educador.

As crianças e adolescentes vibraram com a oportunidade. Para o adolescente Wagner Andrade Correia, 15, o passeio foi fantástico. “Estamos aprendendo a cultura sergipana na prática e isso é bom porque no Projeto a gente vê a teoria e aqui a gente complementa nosso conhecimento”, ressaltou. “Já tenho dois anos no Projeto e é muito bom participar porque tive a oportunidade de conhecer lugares que não sabia que existia como esse e que são muito interessantes. Além disso, eu parei de trabalhar com a minha mãe vendendo verduras na feira e isso me ajudou porque agora eu tenho tempo de estudar mais”, observa.

Elizangela Lucia Nascimento, 17, também comemora a oportunidade. “Foi uma ótima oportunidade da gente conhecer a história de Sergipe e se aprofundar mais sobre os fatos que aconteceram no decorrer do tempo. É a primeira vez que venho aqui e achei muito lindo porque traz toda história e personagens importantes de Sergipe”, observa. “Faço parte do Projeto há três anos e é muito bom estar nele, pois abriu as portas e me dá oportunidades de melhorar de vida. Antes eu trabalhava vendendo doces na rua e hoje não preciso mais, graças a Deus. Pelo contrário, vou ao Projeto e lá já consegui vários certificados de cursos que irão me ajudar a conseguir um trabalho futuramente”, revela.

“Esse passeio foi interessante, aprendi mais sobre a cultura de antigamente que poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer. Eu nunca ouvi falar desse espaço e achei muito legal e informativo. O Projeto é bom por isso: ele faz com que a gente valorize nossa cultura. Eu já tenho dois anos no Projeto e foi muito bom eu ter entrado. Antes eu trabalhava na rua vendendo geladinho e agora me dedico à escola e ao Projeto. Foi no Projeto que aprendi a cantar e tocar na oficina de Hip Hop e eu adoro participar. Às vezes, eu vou até à Rua da Cultura cantar coisas que antes eu não fazia”, diz o adolescente.

Este grupo faz parte do Projeto Criança Cidadã, desenvolvido pela Semasc no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, onde são desenvolvidas as oficinas sócio-educativas com adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.