[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Promover a qualificação profissional de beneficiários do Bolsa Família. Esse o objetivo do Programa Inclusão Produtiva, que acabou de encerrar mais uma etapa do Curso de Informática oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) a 20 famílias, que residem no bairro Lamarão e são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O encerramento do Curso de Informática foi festejado com sucesso com festa realizada no Centro de Referência de Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, localizado no Bairro Lamarão, onde foram ministradas as aulas do curso, que teve duração de 90 horas/aula. O curso foi dividido em módulos, sendo um deles, com duração de10 horas/aula foi dedicado a conhecimentos de relações humanas e o restante do tempo foi dedicado a aulas práticas, nas quais as famílias tiveram a oportunidade de aprender e aprofundar seus conhecimentos sobre os programas Word, Excel, Power Point e Corel Draw.

A despedida deixou saudades a todos que conviveram durante o curso. Palavras de incentivo e perseverança não faltaram por parte da equipe do Centro de Referência, que desejou sucesso no mercado de trabalho. A diretora do Centro de Referência, Maria Lindinalva Alves do Nascimento, deixou sua mensagem de força para todos, colocando toda a equipe multidisciplinar à disposição de todos os alunos. “Desejo boa sorte a todos vocês e espero que agora com esse curso abra novas portas no mercado de trabalho. Aproveitem para não parar por aqui, pois esse foi o primeiro passo e agora deve seguir adiante”, comenta a diretora.

Para as famílias, esse diploma não só trouxe alegria por ter oportunizado ao grupo acesso a computadores, mas também por proporcionar a todos a oportunidade de abrir novos horizontes no mercado de trabalho. Para Maria de Lourdes dos Santos, 47, que trabalha como diarista, essa foi uma das melhores maravilhas que aconteceu na sua vida já que ela, até o momento de começar o curso, nunca tinha manuseado um computador. “A primeira vez que usei um computador foi aqui e estou muito feliz agora de ter concluído esse curso, que, com certeza, vai me beneficiar com um emprego melhor já que essa é uma das exigências no mercado de trabalho e, graças a Deus, eu tive essa oportunidade”, revela.

A dona de casa Marileide Pires da Silva, 33, não mediu palavras para dizer o quanto ela está feliz com essa oportunidade de melhorar de vida. “Foi ótimo esse curso. Foi um meio da gente se qualificar. Agora, que conclui o curso, eu vou me empenhar para conseguir um emprego e ter sucesso, pois a oportunidade eu já tive”, diz ela. José Amaro dos Santos, 48, levou o curso bem a sério e agora pretende se aprimorar mais para trabalhar nessa área. “Eu quero trabalhar com computação e agora eu vou investir mais em cursos para que eu consiga. Aqui foi muito bom, pois me deu uma base enorme do que é um computador que antes eu nem sabia nada. Posso dizer que daqui para frente minha vida vai mudar radicalmente já que vou me empenhar e correr atrás de um emprego”, fala ele, confiante.

O professor de informática, Edjones Santos Barreto, destaca a contribuição que esse curso pode oferecer às famílias. “O Programa de Inclusão Produtiva é muito bom porque ele dá acesso a essas pessoas, que não têm conhecimento de informática em seu cotidiano, para que elas possam se qualificar no mercado de trabalho. Hoje em dia, esse curso é essencial em qualquer trabalho. Então é uma chance nova para eles”, comenta o professor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.