[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) tiveram a oportunidade de assistir a mais uma palestra sobre drogas, ministrada pelo gente da Polícia Judiciária do Centro de Operações de Policiais Especiais (COPE), Givaldo Nascimento dos Santos. O evento promovido pela Semasc teve por objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre drogas. A ação é realizada com o intuito de prevenir jovens contra o uso de drogas.

Os 25 adolescentes que participaram do evento são jovens inseridos no Programa Jovem Aprendiz realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Semasc. Eles exercem a função de estagiário em diversos órgãos vinculados à Semasc. A palestra faz parte do cronograma das atividades sócio-educativas paralelas ao estágio, desenvolvidas mensalmente. O evento foi realizado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado à rua Alagoas, no bairro José Conrado de Araújo.

Na programação, o palestrante explicou de forma simples e objetiva o assunto que abrange o uso e abuso das substâncias químicas, destacando as drogas naturais, semi-sintéticas, as naturais, porém modificadas em laboratório, e sintéticas, produzidas exclusivamente em laboratórios. Esse conteúdo programático permitiu que os adolescentes conferissem de perto amostras de substâncias entorpecentes como a cocaína, maconha, crack, LSD, ecstase, heroína, sementes de maconha, cápsula do tempo, fabricada em laboratório, e anfetamina, tipo de substância química que causa dependência física e psíquica.

Além dessas substâncias proibidas, o palestrante fez também um breve comentário sobre o consumo de drogas lícitas como o álcool e o cigarro, destacando o mal que estes produtos causam para a saúde humana. De acordo com Givaldo Nascimento, a proposta de sua participação é mostrar para os adolescentes a realidade do mundo das drogas. “A fase da adolescência é muito complicada porque os jovens querem sair de suas casas para conhecer coisas novas. Então, se eles não estiverem informados sobre o uso das drogas, obviamente podem entrar nesse mundo obscuro”, afirma o palestrante. “Tentemos passar a informação para que eles fiquem cientes sobre o tema e o mal que as substâncias proibidas e lícitas causam”, observa.

Curiosos, os adolescentes elogiam a iniciativa da Semasc. “Depois que entrei no Projeto Jovem Aprendiz minha vida mudou para melhor. Hoje tenho oportunidade de participar de programações importantes como essa. Durante a palestra, aprendi que não se deve usar nem drogas lícitas, nem proibidas, porque elas causam mal para saúde da pessoa”, afirma a adolescente Anne Caroline Gomes da Silva, 16, inserida no projeto Jovem Aprendiz.

Durante todo o tempo da palestra, os adolescentes permaneceram atentos às instruções transmitidas pelo palestrante. Para o adolescente Ueberton Santos, 17, participar da programação significa absorver novos conhecimentos. “O consumo de drogas não é permitido por lei, usar drogas não é bom, causa problemas para a saúde, na família e, por último, acaba atingindo a sociedade. Isso foi que absorvi hoje. Agradeço muito ao programa Jovem Aprendiz por ter dado-me oportunidades melhores de vida”, observa o adolescente. “Antes eu era desocupado. Hoje aprendo coisas novas no projeto e tenho expectativa de futuro”, comenta.

Etusiasmado, o adolescente Uilton Santos de Oliveira, 16, além de prestigiar a palestra se diz satisfeito com a programação. “Gostei muito de ter vindo assistir essa palestra. Espero que o projeto desenvolva freqüentemente com todos os adolescentes assistidos pela Semasc. Estou satisfeito por poder participar. Essa palestra faz com que o jovem reflita sobre o mal que o consumo de drogas causa no organismo humano. O que aprendi hoje memorizei e vou passar para que as pessoas precisam sair do mundo das drogas”, frisa. Segundo a adolescente Michelle Bispo de Jesus, 17, palestras que abrangem temas polêmicos na sociedade influenciam bastante na vida dos jovens. “A discussão do tema reflete muito na vida do adolescente e passa a influenciar de uma forma que devemos nos afastar totalmente de coisas que possam nos prejudicar. O consumo de drogas é um dos exemplos como foi esclarecido hoje. Quanto mais nos afastarmos melhor, pois, é prejudicial para o organismo humano. Depois que entrei no Jovem Aprendiz tenho uma vida melhor, estagio na Secretaria Municipal de Administração (Semad), estou muito feliz e agradeço muito ao programa”, diz.

“O projeto melhorou minha vida, sinto-me uma pessoa alegre participando das atividades sócio-educativas do projeto e as atividades que executo no estágio. Durante a palestra de hoje compreendi que as drogas fazem mal para a saúde. Esse tema chama a atenção dos adolescentes”, ressalta.

Os adolescentes foram acompanhados pela estudante Acácia Cristina Silva Gomes, estagiária do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Na oportunidade, ela destacou a importância da participação dos adolescentes no evento. “A participação deles é fundamental nas atividades sócio-educativas que a Semasc realiza. Isso traz benefícios e amplia o campo de conhecimentos dos jovens”, revela.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.