[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o intuito de fortalecer os trabalhos e ações de combate às causas de desertificação no Estado, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 27, com representantes de órgãos governamentais e não governamentais que vão integrar o Grupo de Trabalho Interinstitucional para o Combate às Causas e Efeitos da Desertificação no Estado de Sergipe (GPCD). O evento foi realizado às 9h, no auditório da Semarh.

Na reunião, ocorreram discussões sobre quais serão as diretrizes de implantação do programa no Estado e avaliação da minuta do decreto para combater a desertificação. O evento foi coordenado pelo superintendente de Qualidade e Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério, e a coordenadora do Programa ao Combate a Desertificação, Vera Cardoso.

Durante o evento, Lício Valério falou da criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente de Combate à Desertificação (GPCD) que, segundo ele, tem como finalidade coordenar e executar as ações de combate às causas e efeitos da desertificação no Estado de Sergipe, considerando o Programa Estadual de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE/SE).

De acordo com o superintendente de Qualidade e Educação Ambiental, o grupo terá a composição dos representantes das secretarias estaduais que irão discutir demandas, orçamentos e diretrizes para o processo de implementação do PAE, realizando reuniões ordinárias mensais para planejamento e avaliações de ações.

Ele explicou ainda que na implementação do PAE, fica facultado ao GPCD convidar representantes de outras instituições que atuem, direta ou indiretamente, nas ações desenvolvidas por este grupo com o intuito de participar e contribuir com o processo.

Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, que será coordenador pela Semarh o GPCD é de grande importância porque vai garantir a implantação do Programa Estadual de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, que refletirá na melhoria da qualidade ambiental do semi-árido sergipano.

Participação

Estiveram presentes na reunião membros do Seagri, Pronese, Ibama, Banco do Nordeste, ASA, Sasac, PDHC, Fetase, DNOCS, Sedurb, Embrapa, Banese, e o representante do Gabinete da Deputada Estadual, Ana Lúcia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.