[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta terça-feira, 24, no auditório da Adema, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga promoveu uma reunião a fim de apreciar e atualizar o Decreto Estadual nº 24.039/2006, que dispõe sobre a criação e constituição do referido comitê visando assim à renovação da composição do antigo colegiado.

De acordo com a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Barbosa, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga tem a finalidade de assegurar e coordenar a implantação da Reserva da Biosfera da Caatinga no estado, com base nos princípios e diretrizes delineados pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga – CNRBCA. “Ele promoverá ações que objetivem a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do bioma em Sergipe”, disse.

Segundo Valdineide, o comitê deve funcionar estruturado nas seguintes sub unidades de trabalho, equivalentes a grupos de trabalhos técnicos que se dividem:  Coordenação-Geral; Vice-Coordenação; Secretaria-Executiva e Plenário.  

Para o representante da Chesf na reunião, Lazaro Galvão, o Comitê é importante por congregar as regiões do semiárido do Alto Sertão, preservando a região com planejamento na conservação do Bioma da Caatinga. “A Chesf tem como carro forte na região de Piranhas e Canindé a Sementeira em seu programa de conservação”, disse o gerente administrativo da companhia.

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – CERBACa/SE deve prestar apoio e promover a articulação entre os órgãos e entidades do poder público, nas esferas federal, estadual e municipal, as organizações não-governamentais, a comunidade científica, a população local e os empresários empenhados na conservação do meio ambiente.

Participação

Participaram do evento membros de órgãos e entidades governamentais e representantes da sociedade civil, assim distribuídos: Incra, Sasac, Articulação do Semiarido Brasileiro em Sergipe (ASA), Sedetec, Banco do Nordeste, UFS, Chesf, Codevasf, MST, Sociedade Semear, Ibama, Cohidro, Unit, Fetase e Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES).

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.