[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe é um dos Estados da federação brasileira que obteve 100% de participação da população mediante ao processo da realização das Conferências Municipais de Meio Ambiente. Na manhã de hoje, 26, o município de General Maynard aderiu à conferência que tem como intuito mobilizar e sensibilizar a população a fim de abrir discussões sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Durante a realização da conferência em General Maynard, o prefeito da cidade Miraldo da Silva Santos, esteve presente no evento afirmando que o município não poderia ficar de fora dessa discussão. “Essa conferência é muito importante porque o problema do lixo no Brasil é grave, e a tendência dos municípios é resolver o mais rápido possível essa questão”, comentou.

Nas conferências o público participa ainda de discussões que norteiam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) sendo destrinchados em quatros eixos temáticos. São eles: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental.
Ficando sabendo do processo da conferência no município, a secretária de ação social, Genardi da Silva, disse que a partir das discussões das conferências todos os envolvidos terão outro olhar sobre a temática do lixo. “O povo precisa ter conhecimento do lixo como um todo, já que a comunidade é carente dessas informações”, apontou, citando que a realização da conferência no município foi de grande valia.

Já amanhã, acontecerá a realização da última Conferência Municipal de Meio Ambiente sendo realizada nos municípios de Cumbe e Rosário do Catete.

Desde o mês de abril, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) juntamente com a Comissão Organizacional do Estado (COE) vem organizando e dando apoio aos municípios nas realizações das suas conferências. De acordo com a técnica ambiental da Semarh, Larissa Mury, as conferências têm como finalidade divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos que foi regulamentada em 2010 visando o extermínio dos lixões nos municípios do país até 2014.

“A partir das realizações dessas conferências a população precisa dá voz a essa política. Um dos objetivos dessas conferências é estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e a sociedade civil contribuindo para que o município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos”, disse, afirmando ainda que com isso poderão ser difundidas práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas e federais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.