[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) realizaram, entre os dias 19 e 23 de setembro, a V Semana do Turismo de Sergipe, estruturada como uma forma de comemorar o Dia Internacional do Turismo – que é celebrado no dia 27 deste mês – e teve como o tema ‘Turismo e Aproximação das Culturas’.

Para a realização da Semana, o Governo de Sergipe contou com o apoio e parceria de diversos órgãos e associações, a exemplo das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec); das Prefeituras de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Canindé de São Francisco, São Cristóvão e Estância; das instituições de ensino como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Estácio-Fase, Instituto Federal de Sergipe; Senac, Sebrae; e dos parceiros do Trade Turístico, Sindicato dos Guis de Turismo de Sergipe (Singtur), Aliança Tur, Nozes Tur e Young Tour.
 
Para o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, a Semana do Turismo teve como principal objetivo promover uma ampla discussão sobre a relação de interdependência entre a cultura e turismo com todo o setor turístico de Sergipe. “Conseguimos realizar através dos fóruns, palestras e conferências uma ampla discussão sobre o turismo e ao mesmo tempo aproximamos a academia de turismo estadual com a cadeia que promove o turismo em Sergipe. Foi uma semana que estimulamos a troca de experiências e proporcionamos conhecimento sobre a importância do turismo, seus valores e benefícios para o desenvolvimento das localidades”, disse.
 
Já o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, acredita ser impossível entender a realidade de Sergipe sem conhecer seu potencial, a promoção, o planejamento de atividades de turismo e o que podem propiciar na satisfação dos visitantes. “Todas as discussões mostraram que é necessário existir a preocupação com o desenvolvimento local e a conservação do patrimônio existente. Por isso, há a necessidade da concepção adequada do turismo em todos os meios, integrados ao ambiente local e devidamente controlado pelo poder público, para que se constitua um desenvolvimento sustentável”, afirmou.
 
A importância da Semana do Turismo em Sergipe serviu também para provocar vários tipos de discussões, principalmente em relação à conscientização e a busca de idéias inovadoras de todos que fazem o turismo em Sergipe. De acordo com o coordenador geral do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE) e organizador da Semana do Turismo, Joab Almeida, a programação proposta despertou nos atores que fazem o turismo estadual o interesse na participação no processo de desenvolvimento turístico no estado. “O que permitiu o seu posicionamento de forma crítica, a fim de valorizar principalmente a sua identidade, possibilitando o surgimento de questionamentos que buscam novos caminhos de conhecimentos para o entendimento dos fenômenos associados à atividade turística, bem como a realização de ações para o seu crescimento sustentável do estado”, acredita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.