Seides realiza encontro sobre Serviço de Acolhimento Institucional
Na manhã desta quarta-feira, 3, aconteceu a abertura do I Encontro Estadual sobre a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). O evento realizado no Auditório do Ministério Público Estadual, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, terá continuidade nesta quinta-feira, 4.
Com foco no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, secretários e assessores municipais de Sergipe reuniram-se nesse primeiro dia para as conferências das representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Angélica Melo e Janete Valente, sobre a Política Nacional de Assistência Social e Nova Norma Operacional Básica/Suas.
Na ocasião, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino agradeceu a parceria do MDS que “desde a gestão do ex-presidente Lula transformou da assistência social no nosso país”. Ela continuou enfatizando o trabalho mútuo entre gestores dos três níveis de governo para o sucesso dos projetos federais nos municípios, fortalecendo a política do Brasil Sem Miséria e ajudando na diminuição da extrema pobreza no estado.
“Um evento como este de hoje, em que nós estamos falando em fortalecimento da proteção social básica e proteção social especial, é muito importante. Não tem como fazermos a política de assistência sem olhar para essas duas áreas. Tanto na proteção básica, como na especial, ela abraça todo o público que precisamos trabalhar”, enfatizou a secretária.
Durante a primeira palestra, a colaboradora do MDS e secretária municipal de Assistência Social de Campinas (SP), Janete Valente falou que há 4 anos o município já passa pelo processo de reordenamento institucional, no entanto, ela procurou trazer para Sergipe os conceitos básicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) aplicados em Campinas e como podem ser trazidos para a realidade da população sergipana.
“O contexto local fala muito sobre as suas problemáticas, mas estamos implementando o Suas, e uma das questões do Suas é respeitar o território e o contexto local, porém, contribuir para que possamos constituir um sistema. E esse sistema tem uma diretriz. Aplicar essa diretriz em cada contexto é o diferencial”, disse.
Para a segunda palestrante, a técnica na área da Proteção Social Especial do MDS, Ana Angélica Melo a expectativa do encontro é dialogar com os novos gestores e trabalhadores da área da assistência com um foco maior nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, a necessidade de reordená-los. O que é reordenar, como seriam esses serviços, como eles se encaixam dentro do Sistema Único; o respeito e o direito desses cidadãos, necessidades das crianças e suas famílias, suas potencialidades e como os governos podem atuar para essa garantia?.
Demais Presenças
Também estiveram presentes o Procurador de Justiça, Ernesto Anízio Azevedo, representando o Procurador-Geral de Justiça Orlando Rochadel; a Promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e do Adolescente, Míriam Tereza Machado; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Josefa da Assunção Lisboa; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Josefa Neide dos Santos; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jane Mare da Rocha; e o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso (CEDPI), João Valnei de Souza.
- Seides realiza encontro sobre Serviço de Acolhimento Institucional – Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
- Ana Angélica Melo Fotos: Edinah Mary