[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, a Secretaria de Estado de Inclusão Social, através do projeto Sergipe de Todos do Governo do Estado, promoveu a inclusão no município de Nossa Senhora do Socorro. No estande da Seides, vários projetos e serviços foram apresentados para informar e orientar a comunidade. 

A Fundação Renascer, em parceria com a Seides, expôs à população de Socorro o projeto “Mãos em Artes”, que tem como objetivo a geração de renda a partir de medidas sócio-educativas implementadas no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), Unidade de Internação Provisória (Usip) e Cenam feminino. A arte feita em jornal, palitos de picolé e mdf foi exposta para a apreciação e venda.

Os produtos do projeto Fortalecendo o Artesanato Sergipano e a Segurança Alimentar – que já alcançou 34 municípios em Sergipe – também foram demonstrados no evento para comercialização. Na exposição, destacaram-se o uso do macramê, o bordado em tecido, as cestas de palha e os doces de diversas localidades do estado.

A apresentação do fogão movido à energia solar para pessoas interessadas em fazer sua cozinha solar e as hortas comunitárias também chamaram atenção no stand da Seides. No primeiro, foi possível descobrir como funciona o fogão solar que atinge cerca de 120º e consegue cozinhar os alimentos sem perder as suas principais propriedades.  Já o projeto Hortas Comunitárias traz, aos habitantes de Socorro, a capacitação para fazer a produção e o transplante de mudas, o cultivo e a colheita. O projeto é desenvolvido nos Espaços de Cultura e Convivência Social (ECCOS) de toda Grande Aracaju, Santo Amaro e Simão Dias.

Em relação às ações de inclusão oferecidas no estande, a população pôde, com o auxílio da Unidade Móvel de Assistência Social – UMAS – , consultar o Bolsa Família e o Cadastro Único para fazer sua atualização cadastral e se informar sobre os condicionantes e a acessibilidade ao programa. Segundo o diretor do Departamento de Renda e Cidadania, Valdiosmar Vieira Santos, o Sergipe de Todos é uma ação direta, mas já há, junto às coordenadorias municipais de assistência social, um trabalho anterior e posterior de capacitação para os gestores a fim de que eles atendam a comunidade no cotidiano. Além disso, houve a distribuição de cartilhas e folders e apresentações de grafitagem das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI – e do grupo de idosos.

Já no auditório da SMTT de Socorro, ocorreu a palestra ‘Defesa Civil na Escola/ Comunidade Segura’. Promovido pela Defesa Civil em parceria com a Seides, a apresentação foi feita para cerca de 100 crianças e adolescentes.

No sábado, o foco principal do evento é o “Bem Mulher” e, no estande da Seides, a coordenadoria da mulher trará uma programação especial direcionada para o sexo feminino com distribuição da Lei Maria da Penha e orientação sobre outras políticas públicas para mulheres.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.