[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de preparar técnicos municipais para a utilização no Novo Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realiza desta quarta-feira, 27, até a próxima sexta-feira, 29, uma capacitação para 245 técnicos de municípios sergipanos. O encontro acontece sempre das 8h às 17h, no Hotel Riverside, localizado na Rua Urbano Neto, 121, bairro Coroa do Meio, na zona Sul de Aracaju.

Durante a cerimônia de abertura, ocorrida nesta manhã, a secretária adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância dos mesmos estarem preparados para preencher o novo formulário do CadÚnico. “Parabéns a todos que se encontram aqui hoje para adquirir orientações para desempenhar da melhor forma possível o preenchimento desse importante formulário. Vocês têm uma responsabilidade muito grande porque é através do Cadastro Único que faremos com que tantas pessoas invisíveis tenham acesso às políticas públicas. É muito importante identificar esses cidadãos e garantir a eles todos os direitos. Dessa forma, também estaremos contribuindo para que as ações no nosso Estado nunca mais voltem a ser baseadas no assistencialismo, mas na execução de políticas públicas qualificadas e fortalecidas”.

O coordenador estadual do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, José Carlos Passos, reforçou a necessidade dos técnicos estarem capacitados para a utilização do novo formulário e deu as orientações iniciais acerca das atividades. “A capacitação que se inicia hoje é fundamental para padronizar a coleta de dados para que tenhamos uma base cadastral limpa e principalmente para fortalecer a busca ativa, que é uma das ações do Sergipe Mais Justo. Todos precisam compreender que o formulário é a porta de entrada para o CadÚnico e conseqüentemente para os benefícios oferecidos pelo Governo. Espero que aproveitem e esclareçam todas as dúvidas”.

O Departamento de Assistência Social da Seides foi representado na ocasião pela técnica Rivanete Andrade, que reforçou na oportunidade a disposição de toda a equipe em auxiliar os municípios para a plena execução das políticas públicas na área da Assistência Social. “É com muita satisfação que represento o Departamento de Assistência Social da Seides para desejar uma capacitação proveitosa a todos e para colocar o departamento à disposição não só durante essa formação, mas ao longo do desenvolvimento das ações em cada município”.

Os técnicos que participam da capacitação são responsáveis por realizar as entrevistas e coletar os dados das famílias com perfil para o cadastramento através do novo formulário, cuja versão atualizada foi disponibilizada em 2010 pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do MDS, além de atuar como multiplicadores das informações. Para a técnica do município de Aracaju, Cilene dos Santos Oliveira, é uma ótima oportunidade poder participar do curso de capacitação. “A capacitação vai nos ajudar muito a lidar com o novo formulário para que possamos inserir tantas pessoas que precisam dos benefícios oferecidos pelo Governo. Com certeza serei multiplicadora das informações que irei adquirir nesses três dias”.

Informação é o que não vai faltar, segundo a instrutora Rosângela Theobald. “Ao terem acesso à nova versão do formulário, os participantes conhecerão a metodologia de preenchimento para a coleta correta de dados. Para isso, eles serão orientados sobre como proceder no ato da entrevista, conhecerão novos campos de preenchimento e formulários específicos, além de responderem exercícios práticos”. Para auxiliar o processo de aprendizagem, os participantes têm acesso a diversos materiais complementares, a exemplo do Guia de Cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (Ciganos, Extrativistas, Pescadores artesanais, Comunidades de terreiro, dentre outros) e o Guia de Cadastramento de Pessoas em Situação de Rua.

Todos esses conhecimentos serão bem aproveitados pela técnica do município de Lagarto, Gleice Batista Prata Vasconcelos. Ela garante que está atenta a todas as mudanças e ajustes do Cadastro Único e por isso participará do curso com dedicação. “Acredito que o Cadastro Único é uma importante ferramenta para alcançarmos o desenvolvimento social no nosso município, por isso quero estar preparada para possibilitar que as pessoas que realmente precisam sejam contempladas com os programas do governo e tenham melhores condições de vida. Parabenizo o Governo Federal e o Governo de Sergipe, através da Seides, pela iniciativa”.

Metodologia

A capacitação será desenvolvida por meio de atividades de auto-instrução ou ensino individualizado e curso presencial, com aulas expositivas, desenvolvimento de atividades práticas e apresentação de vídeos. A carga horária total do curso presencial é de 24 horas.

As aulas serão ministradas para turmas divididas por ordem alfabética de participantes, com 37 técnicos em cada uma, de forma a assegurar uma melhor metodologia de ensino e melhores condições de aprendizado aos participantes. Para ter direito ao certificado expedido ao final da capacitação, será necessário que o participante tenha uma frequência mínima de 90% da carga horária total prevista e obtenha, no mínimo, 80% de aproveitamento no teste final que será aplicado no último dia de capacitação.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.