[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Através do Atlas Digital, instrumento criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), sergipanos podem usufruir de cerca de 100 mil informações na área de recursos hídricos no estado. Para se aprofundar e manusear a ferramenta premiada nacionalmente pela Agência Nacional de Águas (ANA), em 2012, professores de geografia da rede Pública e Privada de ensino estão sendo capacitados pelo órgão ambiental, a fim de colocar em prática todas as informações do instrumento dentro das salas de aula.

A capacitação está ocorrendo no Hotel Riverside e permanecerá até essa quarta-feira, 27. De acordo com geólogo e diretor da superintendência de Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos da Rocha, a ideia é passar as informações do Atlas Digital para os professores, com o intuito de que eles possam capacitar seus alunos já que a ferramenta desperta a atenção e curiosidade dos jovens e adolescentes por se referir a um instrumento digital.

“Hoje os jovens têm muita facilidade em mexer com tecnologia. Como eles costumam usar computadores, celulares, creio que o Atlas também irá atrair a atenção deles”, avalia João Carlos, afirmando que já foram distribuídos 10 mil exemplares da ferramenta.

Por meio do Atlas diversas camadas da sociedade como grupo de pesquisa, acadêmicos, corpo técnico, entre outros de interesses afins, podem utilizar dessa ferramenta na perspectiva de subsidiar serviços e ações. “Além de toda a rede hidrográfica do estado com localização das bacias hidrográficas e os principais rios, o Atlas Digital fornece diversificadas informações atreladas aos Recursos Hídricos de Sergipe”, justificou João Carlos, explicando sobre a importância e vantagens de consultar o instrumento tecnológico. “Outro ponto importante sobre o Atlas é que ele representa uma das mais modernas e poderosas ferramentas para representar informações geográficas de uma região”.

E quem manuseia a ferramenta fica encantada com o seu formato. “Como estamos na era digital, podemos passar de forma didática e dinâmica todas as informações presentes no Atlas para os nossos alunos, melhorando assim o desempenho escolar de cada um”, disse a educadora Lilian Gomes.

Gestão Ambiental Sustentável

Ainda no Hotel Riverside tem outra capacitação feita pela Semarh, agora, direcionada para donos de bares. De acordo com a mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Priscila Randow, essa capacitação tem como finalidade sensibilizar os pequenos empreendedores tendo como princípio a saúde pública e cidadania ambiental.

“Essa capacitação abordou temas relevantes para a qualidade de vida dos usuários das praias, tais como saneamento, biodiversidade em áreas costeiras, poluição sonora, a questão de trazer animais para o ambiente de praia, como também a mudanças de hábitos e a sensibilização que esses donos de bares podem fazer para minimizar os impactos que sofrem esses ambientes costeiros”, finalizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.