[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci Silva, reuniu representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Agência Nacional das Águas (ANA) para discutir melhoria das condições de habitabilidade e salubridade das escolas públicas do Estado. A proposta é melhorar a oferta de condições sanitárias indispensáveis para a manutenção da saúde e bem estar da comunidade escolar, favorecendo o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
 
Na ocasião, Maria Luci Silva informou que a formatação da parceria com a ANA atende a mais uma demanda do plano estadual de erradicação da miséria. “Queremos melhorar não são a qualidade da água, mas o atendimento integral às crianças e adolescentes que vivem no campo. Em princípio, vamos começar esse projeto no semiárido, por ser uma região carente de acesso à água. A partir daí, vamos construir um plano de trabalho com novas metas para atender a todas as escolas”, colocou Luci.
 
O diretor da ANA, Dalvino Troccoli Franca, destacou que a Agência está buscando dar continuidade ao Pacto da Juventude, ofertando água, banheiro, cantina e cozinha às escolas do semiárido. “Houve uma refração grande do andamento dos trabalhos e, agora, com a decisão da presidenta Dilma de criar o pacto contra a miséria, esse é um programa fundamental que envolve a educação, alimentação e a saúde com o abastecimento de água”, contextualizou.
 
Dalvino acrescentou que em Sergipe o programa já tinha sido iniciado. “A novidade é que, com esse acordo, poderemos ter o envolvimento do Governo do Estado, da ANA e do Ministério da Integração Nacional, ou seja, dos órgãos gestores, financiadores e implementadores”, disse o diretor, salientando que a proposta é implantar os primeiros projetos ainda este ano.
 
Para a diretora de Educação em Aracaju (DEA/Seed), Nádia Cardoso, o projeto trará ganhos para a educação em curto, médio e longo prazos. “Estamos aumentando o número de escolas com horário integral e essa ação vai possibilitar que os alunos passem o dia inteiro dentro da instituição consumindo uma alimentação mais saudável, além de prevenir de doenças. Esta ação desencadeia uma série de benefícios em relação ao desempenho do aluno e da família quanto à higiene”, avaliou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.