[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando prosseguimento à atualização dos conhecimentos em fiscalização de obras, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou o II Módulo de Capacitação para engenheiros e arquitetos lotados na secretaria, quando foram abordados os assuntos Drenagem e Sistema de Esgotamento Sanitário.

O engenheiro civil da Diretoria de Habitação (DHAB) da Sedurb, Antonio Macedo, discorreu sobre Drenagem exemplificando a respeito de redes projetadas, tubulações, caixas de passagem, bocas de lobo, poços de visita e de como todos eles devem ser alocados nos projetos.

Segundo o engenheiro, a capacitação tem sido um componente muito importante para o bom andamento dos trabalhos desenvolvidos na Sedurb. “A aula serviu para que os colaboradores, sobretudo os arquitetos e urbanistas, tenham não apenas um entendimento mais aprofundado, como também um maior embasamento para a uniformidade das diretrizes de fiscalização e análises de projetos”, afirmou Antonio.

Já o engenheiro civil da DHAB, José Hunald de Carvalho, explicou sobre Sistema de Esgotamento Sanitário. Da coleta dos afluentes até a destinação final, o assunto foi detalhado passo a passo. Os profissionais tiveram noção de como filtros, fossas, poços de visitas e outros elementos se comportam dentro dos projetos.

Esclarecimentos

Para José Hunald, a troca de informações foi elementar para os colaboradores da Sedurb. “É importante que aconteça essa disseminação e que engenheiros e arquitetos possam debater sobre os assuntos, bem como tirar dúvidas. Os colaboradores se mostraram bastante receptivos e souberam captar o espírito da aula, questionando de maneira inteligente e dentro do contexto o conteúdo explanado”, declarou o Engenheiro Civil.

O arquiteto e urbanista da Diretoria de Habitação da Sedurb, José Soares Pinto, disse estar gostando muito do curso. “A capacitação tem sido excelente. As aulas de hoje foram extremamente proveitosas porque tirei algumas dúvidas e pude relembrar alguns assuntos vistos na universidade e esquecidos por conta da falta de prática”, revelou.

Quem também comunga da mesma opinião de José Soares é a Engenheira Civil da Diretoria de Desenvolvimento Urbano (Didurb), Simone Menezes. “Podemos considerar essas aulas como uma reciclagem diferenciada. As abordagens têm sido claras e sucintas e fáceis de assimilação, principalmente quando se trata de detalhes não muito praticados no nosso dia a dia”, analisa a engenheira.

Na sexta-feira, 05, o III módulo da capacitação para os profissionais abordará sobre Pavimentação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.