Segunda etapa do curso “Formação Continuada de Docentes da Educação Infantil” teve início hoje
Nesse encontro, os professores realizam um trabalho integrado, com o objetivo de definir parâmetros educacionais para o funcionamento de creches e pré-escolas de Aracaju. Trabalho pioneiro no país.
Dividido em três módulos, o curso iniciou hoje, dia 29, a segunda etapa do I Módulo, intitulado “O Educador e o Repensar de sua Prática”. Todos os módulos são divididos em duas etapas e os horários de aulas ocupam os dois primeiros turnos diários; das 8h às 12h e das 14h às 18h. Essa nova fase será encerrada no dia 2 de abril.
Para que os profissionais da educação tivessem um melhor aproveitamento do conteúdo apresentado, os professores foram divididos em três grupos. Seguindo um padrão inicial de rotina, os grupos passam a se familiarizar com os conteúdos que devem ser trabalhados na Educação Infantil. Incorporando ao seu cotidiano o verdadeiro princípio da alfabetização: a leitura do mundo. Inicialmente são discutidas questões como acolhimento; apresentação de participantes e do conteúdo programático; levantamento de expectativas; elaboração de metas para a semana; retomada de acordos; dinâmica e reflexão; e avaliação do dia.
Como trabalhar de forma prazerosa? Como se alfabetiza além da decodificação? Essas foram algumas das questões levantadas pelo grupo de ministrantes da segunda etapa do I Módulo, Íris Ribeiro de Sá, Rita Margarete M. Santos e Mônica Martins Samia. O intuito é despertar nos professores a compreensão da Sala de Alfabetização como um período final da Educação infantil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]