[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A legislação brasileira incorporou a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica. Ela tem personalidade própria e deve fazer e propor todos os meios de uma melhor condução do desenvolvimento da criança. Seguindo esse e outros preceitos discutidos em reuniões promovidas em setembro de 2003, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Ong Avante: Qualidade, Educação e Vida, de Salvador, está realizando o curso “Formação Continuada de Docentes da Educação Infantil”. O evento tem o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vem sendo realizado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos(CEMARH), localizado no bairro Siqueira Campos.

Nesse encontro, os professores realizam um trabalho integrado, com o objetivo de definir parâmetros educacionais para o funcionamento de creches e pré-escolas de Aracaju. Trabalho pioneiro no país.

Dividido em três módulos, o curso iniciou hoje, dia 29, a segunda etapa do I Módulo, intitulado “O Educador e o Repensar de sua Prática”. Todos os módulos são divididos em duas etapas e os horários de aulas ocupam os dois primeiros turnos diários; das 8h às 12h e das 14h às 18h. Essa nova fase será encerrada no dia 2 de abril.

Para que os profissionais da educação tivessem um melhor aproveitamento do conteúdo apresentado, os professores foram divididos em três grupos. Seguindo um padrão inicial de rotina, os grupos passam a se familiarizar com os conteúdos que devem ser trabalhados na Educação Infantil. Incorporando ao seu cotidiano o verdadeiro princípio da alfabetização: a leitura do mundo. Inicialmente são discutidas questões como acolhimento; apresentação de participantes e do conteúdo programático; levantamento de expectativas; elaboração de metas para a semana; retomada de acordos; dinâmica e reflexão; e avaliação do dia.

Como trabalhar de forma prazerosa? Como se alfabetiza além da decodificação? Essas foram algumas das questões levantadas pelo grupo de ministrantes da segunda etapa do I Módulo, Íris Ribeiro de Sá, Rita Margarete M. Santos e Mônica Martins Samia. O intuito é despertar nos professores a compreensão da Sala de Alfabetização como um período final da Educação infantil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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