[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma das diretrizes do Governo do Estado é a capacitação. Por isso, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) não para de trazer projetos voltados para área e tem mais uma boa notícia para os agentes, gestores e produtores culturais de Sergipe. Após o grande sucesso do Birô Cultural – projeto que visa garantir a presença maciça de sergipanos nos editais de cultura do país – a secretaria traz para seus agentes a segunda etapa da iniciativa, que tem início no dia 21 de novembro.

Na primeira etapa, 10 cidades foram contempladas, atingindo todas as regiões sergipanas. Definida por seus participantes como uma ação bem sucedida da Secult, as atividades de mobilização resultaram em 407 inscrições, sendo 188 agentes capacitados, envolvendo um total de 39 municípios sergipanos. O projeto que é desenvolvido através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), contará, também, em sua segunda fase, com o apoio do Sebrae/SE.

Segundo a gestora de Cultura do Estado, Eloísa Galdino, esta segunda etapa é reflexo de um aprimoramento oriundo de sugestões dos participantes da primeira fase. Além disso, Empreendedorismo, captação de recursos e orçamento são as palavras-chave desta nova fase. “O Birô Cultural foi amplamente elogiado por onde passou, por isso resolvemos fazer uma segunda etapa, acreditando que é necessário sempre ampliar o número de agentes e gestores capacitados”, acredita Eloísa.

A gestora argumenta ainda que o Birô Cultural é um projeto primordial do Governo, pois trabalha a formação e capacitação dos agentes e empreendedores de cultura. “Vimos que seria necessário o aumento na carga horária do curso, havendo maior ênfase em temas como orçamento e empreendedorismo nas oficinas de elaboração de projetos e captação de recursos. Foi isso que fizemos e articulamos um cronograma mais intenso e cheio de novidades para os participantes”, revela.

Regiões contempladas

Devido ao alto número de inscrições na primeira fase nas regiões Sul e Grande Aracaju, a segunda etapa do projeto acontecerá nestas duas regiões. Estância foi escolhida por ser a cidade onde houve recorde no número de inscritos. Uma novidade é a oficina sobre Gestão de Projetos Culturais, que acontecerá na capital sergipana.

Cronograma

O cronograma do Birô Cultural nesta segunda fase é composto por duas oficinas práticas em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos e uma em Gestão de Projetos Culturais, ministradas por consultores especialistas na área e destinadas à gestores e fazedores de cultura de todo o estado. Cada uma dessas oficinas tem carga horária de 24 horas, distribuídas em seis dias de aula. O acesso ao projeto é gratuito e a quantidade de vagas ofertadas é limitada: 25 inscritos por oficina.

Para mais informações acerca das inscrições ou sobre o Birô, entre em contato com a coordenação do projeto, através do email contato@cultura.se.gov.br ou do telefone (79) 3179-1924.

Confira o calendário de oficinas

Região Sul
Oficina: Elaboração de projetos culturais e captação de recursos
Cidade: Estância
Fim das inscrições: 14/11
Divulgação dos selecionados: 16/11
Data de realização: 21/11 a 26/11, das 8h às 12h

Região Grande Aracaju
Oficina: Elaboração de projetos culturais e captação de recursos
Cidade: Aracaju
Fim das inscrições: 21/11
Divulgação dos selecionados: 23/11
Data de realização: 28/11 a 3/12, das 8h às 12h

Região Grande Aracaju
Oficina: Gestão de projetos culturais*
Cidade: Aracaju
Fim das inscrições: 5/12
Divulgação dos resultados: 7/12
Data de realização: 12/12 a 17/12, das 8h às 12h
*Para participar da Oficina de Gestão, é obrigatório ter concluído a oficina de elaboração de Projetos Culturais, na primeira ou segunda fase do projeto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.