[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Discutir políticas públicas voltadas para a juventude, mobilizar a participação dos jovens na implementação de ações que prezem pela cidadania e pela construção de um futuro com maiores oportunidades para todos e eleger os delegados que representarão Sergipe nacionalmente. Estes são os principais objetivos da II Conferência Estadual da Juventude (Conejuv), que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no Ginásio Constâncio Vieira.

Na noite dessa sexta-feia, 4, a abertura do evento contou com a presença do governador Marcelo Déda, que ressaltou a importância da luta desse público para as conquistas, mudanças e melhorias do estado. Segundo o governador, a realização de conferências é uma forma de fazer avançar a democracia, de aumentar a transparência e fortalecer a relação do poder político com a sociedade civil. A II Conejuv tem a intenção de incitar o jovem a cobrar, sugerir, criticar e buscar soluções para problemas comuns ao grupo do que fazem parte.

Para destacar a relevância da participação dos jovens na conferência, o gestor tomou a si mesmo como exemplo. “Não existe caminho nesse país que não passe pela juventude. Vocês estão vendo aqui esse cara de cabelo branco, aos 51 anos? Pode parecer mentira, mas eu já fui jovem”, brincou.  “Foi na juventude que eu me alimentei de ideias, que comecei a fazer militância política, movimento cultural e grêmio estudantil. Foi a juventude que me deu a régua e o compasso pra eu querer transformar esse país”, contou.

 Ao recordar trechos da música ‘Bola de Meia, Bola de Gude’, de Milton Nascimento, o chefe do executivo estadual lembrou que é preciso manter a chama da juventude e a esperança acesa,  para continuar buscando novos objetivos. “Eu gosto muito de uma canção do Milton que diz que: “Há um menino, há um moleque, morando sempre em meu coração”. E como diz a  música , toda vez que o adulto vacila, tem medo, está  lá o menino para dar a mão. Eu guardo sempre esse menino dentro de mim e cuido dele para que ele nunca morra, pois toda vez que eu vacilo eu olho nos olhos do menino que fui e entendo por que estou aqui.  Por isso, mantenham viva a  chama”, aconselhou.

Realização

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Casa Civil, através da Subsecretária de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed),  Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e  Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel). Durante os dois dias serão debatidas propostas diversas, que se apoiam em eixos como o direito à participação, à cidadania, à saúde, ao esporte e ao lazer.

 De acordo com o subsecretário de Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, João Francisco dos Santos, Sergipe realizou 45 conferências municipais, de onde saíram 45 delegados, dos quais 25 serão escolhidos para representar o estado na Conferência Nacional da Juventude, que está prevista para ser realizada de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. “È muito gratificante organizar uma conferência desse nível, porque a gente vê que o jovem quer participar”, comenta o subsecretário.

Para a integrante do Movimento Conexão Barra, Tainah Felix, 22, a participação dos 37 jovens que saíram do município da Barra dos Coqueiros numa noite chuvosa para participar da Conejuv demonstra a preocupação do grupo com o futuro do estado e a convicção de que todos são agentes de mudança da realidade.

“Viemos aqui como jovens capazes de lutar pelos nossos direitos. Há pessoas aqui com média de idade entre 15 e 20 anos. No futuro, estaremos com 30 anos nesse mesmo ambiente e cabe a nós termos consciência e lutar pela transformação do que está incomodando, do que está ruim, lutarmos por uma melhoria. Muita gente critica que os jovens não querem nada com a vida, nem com o Brasil, então vamos mostrar que nos queremos sim e nós sabemos utilizar nossa voz”, enfatizou.

Já o coordenador do movimento, Hebert Pereira, 28, enxerga na conferência uma oportunidade de aprendizagem. “Com a nossa participação, já aprendemos muito, pois atraímos não só os membros do grupo, mas grande parte dos jovens do nosso município para discutirmos juntos as políticas públicas para a juventude. Sairemos daqui com mais experiência e mais conhecimento em relação às políticas públicas estaduais”, argumentou Hebert.

Presenças

Entre membros da  sociedade civil e delegados municipais compareceram ao evento os secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, Trabalho, Marcelo Freitas e da Cultura, Eloisa Galdino; o deputado federal Márcio Macedo;  as deputadas estaduais Ana Lúcia Menezes e Conceição Vieira; o promotor de justiça Paulo Lima de Santana, representando o Ministério Público (MP); os vereadores Danilo Segundo e Karla Trindade; o representante do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Morais; o representante da Secretaria Nacional da Juventude, Eduardo Santarelo, e a representante da comissão organizadora da conferência, Larissa Carvalho.

Parcerias

Além do apoio do Governo do Estado, o evento contou com o apoio de alguns parceiros, como o Sebrae,a Petrobras, o Banese e o Banese Card, e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.