Sefin apresenta ao CRC/SE novo Sistema de Baixa via internet
As certidões de baixa tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas são requeridas quando esses deixam de ser contribuintes dos tributos de taxa de localização e ISS. “Para isso, atualmente é preciso que o contribuinte vá à Secretaria de Finanças solicitar a baixa no cadastro municipal. Depois disso, é feita uma fiscalização para saber se todos os tributos estão pagos e num prazo de oito dias o contribuinte retorna à Secretaria para pegar a certidão”, diz o diretor de Administração Tributária da Sefin, Altamirando Fausto Dória.
Com o novo Sistema criado pelos técnicos de informática da Secretaria, que entra em funcionamento no mês de novembro, esse processo será mais ágil e com maior comodidade para os contribuintes. “Ele irão dar entrada e recebem um código para 48 horas depois ter acesso à certidão na internet, através do Portal do Contribuinte, na página da Prefeitura”, explica Altamirando.
Além disso, através de um código que consta na certidão, é possível também pelo Portal verificar a autenticidade do documento. Segundo o diretor, a disponibilização de serviços da Sefin pela internet é uma prioridade da Prefeitura. “Com isso, prestamos um serviço ágil para o contribuinte, com menos burocracia e ainda otimizamos o trabalho. Hoje temos cerca de 60% dos serviços disponíveis via internet e a nossa meta é chegar a 90%”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sefin apresenta ao CRC/SE novo Sistema de Baixa via internet – Foto: Wellington Barreto