[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Fazenda realizou nos dias 17 e 18 um ciclo de palestras sobre o tema “Nota Fiscal Eletrônica”, a NF-e. O evento foi destinado a contabilistas, administradores, contadores e contribuintes obrigados a emitirem a nota fiscal eletrônica. O objetivo foi realizar esclarecimentos sobre o uso do sistema, suas normas e facilidades.

Com a presença aproximada de cem pessoas por dia, o curso foi iniciado com a exibição de um vídeo educacional sobre o tema produzido pela Receita Federal. Em seguida, a facilitadora do evento, a auditora fiscal Marta Assis, detalhou os objetivos da NF-e, as obrigatoriedades do emitente, o que é necessário para emiti-la, o que deverá se emitir quando de uma operação comercial e como funcionam os certificados digitais, assim como orientou os presentes a como melhor utilizar o Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

Para o auxiliar de escritório João Leite, o evento agregou informação para o seu dia-a-dia. “Eu não conhecia a NF-e. Percebo que ela simplifica a vida de todos os segmentos, principalmente de nós profissionais. O evento é válido porque minimiza nossas dúvidas”.
Para Suzana Santos, contadora, a NF-e se constitui em avanços e benefícios: “O sistema está indo no caminho certo. Há ganho a cada momento, sobretudo porque estimula um comportamento correto por parte do empresariado. Nós, contabilistas, trabalhamos a partir das informações que nos são passadas. A NF-e permite que essas informações sejam mais próximas da realidade”.

As palestras realizadas esta semana foram duas de uma série de uma programação que a Secretaria de Estado da Fazenda vem promovendo, mesmo antes da implantação da nota fiscal eletrônica. Segundo a auditora fiscal Maria Assis, o resultado desses encontros é extremamente positivo. “É um momento de diálogo, de encontro entre a Sefaz, profissionais e contribuintes, momento em que podemos ouvi-los e contribuir para que cumpram mais satisfatoriamente suas funções, contribuindo também para o desenvolvimento do Estado”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.