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A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 18, uma reunião para apresentar a Sistemática de Aplicação do Programa Internacional para Avaliação de Alunos (PISA) às escolas que aplicarão o exame. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria com a presença dos coordenadores das 37 unidades escolares selecionadas, além de representantes de secretarias municipais de Educação, das escolas particulares e das Diretorias Regionais de Educação.

“A reunião que ocorreu hoje visou apresentar informações sobre os referenciais teóricos que norteiam esse processo, no intuito de garantir a confiabilidade e a eficácia da avaliação do PISA nas escolas. Os educadores que participaram desse encontro poderão proporcionar, em suas unidades de ensino, espaços de discussão e esclarecimentos no que se refere à metodologia e demais informações desse programa de avaliação”, afirmou Joniely Cheyenne Cruz, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Avaliação (NEPA/SEED).

Para a coordenadora pedagógica da Diretoria Regional de Educação sediada em Estância (DRE 1), é importante ficar a par de todos esses procedimentos para garantir a eficácia dos testes, que, segundo ela, são necessários para a melhoria do ensino. “No sistema de avaliação do PISA percebemos que a preocupação nos eixos de letramento prioriza as competências e habilidades dos alunos, as quais vão além dos conhecimentos dos conteúdos programáticos, e isso é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino”, afirmou.

O professor Evandro de Santana Rocha, coordenador pedagógico do Colégio Municipal Josué Passos, em Ribeirópolis, concorda com a colega e reitera: “Quanto mais dinamizar processos de avaliações, melhor. Poderemos assim averiguar o potencial das escolas, dos educadores e dos alunos com o intuito de oferecer um ensino que garanta um bom aproveitamento e promova a inclusão através da educação”, concluiu o professor.

Avaliação

O PISA é coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil está a cargo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em Sergipe em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED). O programa consiste em promover uma avaliação internacional que visa determinar em que medida os jovens adquiriram conhecimentos e habilidades mais abrangentes no letramento, em leitura, matemática e ciências, necessárias a sua vida adulta.
 
A elaboração da amostra do PISA 2009 no Brasil ocorreu em duas etapas. A primeira identificou, por meio de informações obtidas pelo Censo Escolar 2007, as escolas que têm alunos de 15 anos matriculados a partir da 7ª série do Ensino Fundamental. A segunda etapa selecionou 997 escolas brasileiras para participarem do programa.

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