[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O conselho gestor do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (FEPCS) divulgou nesta segunda-feira, 16, os projetos voltados para o carnaval que irão receber o apoio do Governo de Sergipe. Ao todo, foram destinados R$ 986 mil para nove entidades e prefeituras que encaminharam as propostas ao Fundo.

Foram selecionados os projetos das Prefeituras de Pirambu, Neópolis, Estância, Tobias Barreto, Ribeirópolis, Aracaju e São Cristóvão, além da Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância (Itabaianinha) e a Companhia de Artes Mafuá (Aracaju). Ao todo o conselho gestor do FEPCS recebeu 34 solicitações de patrocínio.

Na última semana, a secretária de Estado da Comunicação e presidente do FEPCS, Eloísa Galdino, abriu a reunião do Conselho Gestor do Fundo informando aos membros da determinação do governador Marcelo Déda para diminuir as despesas de custeio e patrocínios a eventos culturais como forma de preservar os investimentos feitos pelo Estado em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

A decisão do governador foi tomada na última quarta-feira, 14, por conta da queda de 14% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), registrada nos 10 primeiros dias de fevereiro em relação ao mesmo período de janeiro, que resultou na perda de R$ 7,5 milhões à receita do Estado.

Apesar do cenário de crise, a secretária de Estado da Comunicação Social e presidente do FEPCS, Eloísa Galdino, garantiu que o Governo fez questão de priorizar os investimentos nos municípios que preservam as tradições carnavalescas. “O nosso objetivo era conceder incentivos para o maior número de projetos. Entretanto, por conta dos problemas de arrecadação, foi necessário priorizar os municípios onde o carnaval já faz parte da cultura da população. Dessa forma, mantemos ativas essas comemorações”, destacou.

Critérios

Criado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) em dezembro de 2007, o Fundo tem como meta apoiar a execução de projetos que fomentem a cultura e o turismo locais. Podem participar das seleções, entidades públicas e as direito privado que tenham sido reconhecidas como de efetiva utilidade pública.

Todos os pedidos referentes ao carnaval foram analisados pelos membros do conselho gestor, composto pela secretária Eloísa Galdino, pelos representantes da Secom, Maurício Pimentel e Andréa Bezerra, pelos membros das secretarias de Administração, Márcio Zilberman, Casa Civil, Severino Cesário e pelo secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel.

Segundo a membro do corpo técnico do FEPCs, Aline Magna, alguns dos projetos endereçados ao Fundo foram descartados por não atenderem às exigências do edital. “Muitas propostas foram encaminhadas fora do prazo de inscrição ou com a documentação incompleta, o que impediu que fossem analisadas”, explicou.

Após o exame dos documentos, os membros do conselho gestor julgaram as propostas de acordo com a viabilidade dos projetos e a importância das comemorações carnavalescas para o município. “No caso de Aracaju, decidimos apoiar o resgate do verdadeiro carnaval de rua que vem sendo promovido pela Prefeitura nos últimos três anos”, salientou a secretária Eloísa Galdino. O Banese também apoiará alguns projetos e a lista dos selecionados será divulgada esta semana pelo banco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.