[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), está realizando nesta segunda-feira, 20, o III Workshop Técnico Educacional. O evento teve início às 8h, no auditório do Centro de Criatividade, e se estenderá até esta tarde. O objetivo é divulgar as ações técnico-pedagógicas desenvolvidas por professores e alunos da rede estadual de ensino durante o ano de 2010.

Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório, onde puderam assistir à palestra do professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Henrique Now Shneider. Ele ministrou o tema ‘Desafios e perspectivas da integração das TICs na Educação’. Segundo o professor, as tecnologias são importantes para a melhoria educacional. “Vivemos em um mundo digital, e a educação ainda está na era industrial. É importante ressaltar que somente a tecnologia não vai fazer a diferença, pois o problema educacional reside na metodologia do processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

O chefe da Dite, Galvani Alves Mota, falou sobre a importância do workshop. “Este é um momento de socialização dos trabalhos em tecnologia educacional realizados pelos professores e alunos dentro das escolas durante todo o ano. A tecnologia é ainda um paradigma a ser quebrado, e este momento serve para motivar os professores”, disse.

Avanço na educação

Os professores participantes afirmaram que os trabalhos realizados são de muita necessidade para o sistema educacional. “Essa reflexão, tão importante e necessária, é um avanço dentro da educação, pois vivemos no mundo da tecnologia, e muitas vezes os professores não utilizam isso em sala de aula porque não são estimulados”, disse a professora Suely Amorim.

A assessora pedagógica da Dite, Geovana Costa, também ressaltou a importância dos projetos. “Temos o desafio de preparar indivíduos para uma nova perspectiva e um novo conceito de mudança e inovação na educação”, afirmou.

Já a professora Sara Soares, que desenvolveu o Projeto Rádio Escola com seus alunos, explicou que a experiência trouxe benefícios aos estudantes. “Essa nova ferramenta pedagógica melhorou muito a oralidade dos alunos, além de ter resultado no aumento do interesse deles pela leitura”, disse. O projeto Rádio Escola foi desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual José Mara Lemos, em Pirambu. 

Atividades

Durante todo o dia serão realizadas diversas atividades, como oficinas, palestras, apresentação e exposição de trabalhos dos alunos e professores. Serão realizadas oficinas de Metarreciclagem, Libras e Braile. As máquinas recuperadas durante a oficina de metarreciclagem serão sorteadas entre os alunos participantes. Haverá também a entrega das Mídias Educacionais da TV Escola a diretores de unidades escolares.

Pela manhã houve a apresentação oral dos trabalhos ‘Projeto Web Curso’, ministrado por Fábio Sento Sé Oliveira, do Instituto G. Barbosa; ‘Conhecendo Sergipe: viajando com as tecnologias educacionais’, realizado pela professora Venina Neris Menezes; ‘O blog como ferramenta pedagógica’, do professor Jorge Luiz Santana Leal; ‘Blogueiros de plantão’, da professora Joilda Medeiros Conceição; ‘Mostra do Vale do Cotinguiba: Descobrindo o Vale’; e ‘Resgate da memória cultural do guerreiro da cidade de Siriri’, apresentado pela professora Magaly Melo da Silva. Pela tarde haverá a apresentação de diversos outros trabalhos e exposições.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.