[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Diferente do que aconteceu em todas as reuniões deste ano, quando foram discutidos problemas e alternativas para o crescimento do estado, o último encontro de 2010 do Fórum Empresarial de Sergipe aconteceu em tom de confraternização natalina. O evento, que aconteceu no Hotel Aquarius, homenageou um dos primeiros dirigentes do Fórum Empresarial de Sergipe, Jorge Santana, que atualmente é secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo de Sergipe.

Ele recebeu das mãos de Juliano César, membro da coordenação do Fórum, uma placa pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da economia sergipana. “Fico muito feliz em receber uma homenagem como essa, um elogio sincero ao trabalho que fizemos em quatro anos à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), destacando a importância também das equipes da própria Sedetec e de todos os órgãos vinculados à Secretaria. Atitudes dessa natureza nos reanimam, dão vigor, determinação e entusiasmo”, declarou o secretário.

Jorge Santana fez questão de destacar que o apoio e as orientações do governador Marcelo Déda foram essenciais para o sucesso percebido nas áreas de atuação da Sedetec. “Sem a cumplicidade do governador não teríamos colecionado tão bons resultados. O que também nos garantiu uma certa facilidade na condução da pasta foi, sem dúvida, o bom relacionamento com o meio empresarial”, lembrou.

O atual coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Fernando Carvalho, ressaltou que a homenagem partiu de todas as entidades que compõem o Fórum. “Durante esses quatro anos em que Jorge Santana esteve no comando da Sedetec tivemos uma interlocução fantástica com o poder público. Só temos a parabenizá-lo pela política de desenvolvimento adotada e pelo notável índice de desenvolvimento que o estado alcançou no período”, disse Carvalho.

Relatório de Gestão

Quem participou do encontro teve a oportunidade de receber o Relatório de Gestão 2007-2010, publicação que traz informações sobre os resultados alcançados pela Sedetec e pelas suas organizações vinculadas: a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise); a Junta Comercial de Sergipe (Jucese); o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

O Relatório mostra que as ações desenvolvidas por todo o Sistema Sedetec obedeceram a quatro diretrizes estratégicas: o fomento ao investimento privado; o estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico; o apoio e incentivo às micro e pequenas empresas; e a promoção do turismo. “Apresentamos todos os avanços nas três áreas atendidas pela secretaria: Desenvolvimento Econômico; Ciência e Tecnologia e Turismo. Demonstramos, por exemplo, que conseguimos tirar da inércia a área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe”, citou o secretário.

Capacitação gratuita

Também no encontro, o diretor-presidente da Jucese, Lauro Vasconcelos, divulgou o programa de capacitação à distância para empresários de micro e pequenas empresas. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Instituto Brasileiro de Organização do Trabalho Intelectual e Tecnológico (IBT), com o apoio da Sedetec. Inicialmente estão sendo atendidos os estados de Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Com os temas Gestão Empresarial; Gestão Comercial; Legislação das Micro e Pequenas Empresas e Gestão Financeira, devem ser beneficiados empresários de micro e pequenas empresas de todos os segmentos da economia, que receberão um certificado digital com chancela do MDIC e IBT. As inscrições devem ser efetuadas no site http://www.capacitacaompe.org.br.

Sobre o Fórum

O Fórum Empresarial de Sergipe tem como objetivos discutir e elaborar propostas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do estado, estimular o despertar da consciência de toda a sociedade sergipana para as potencialidades do estado e lutar pelo fortalecimento da atividade empresarial. Além disso, sempre que necessário, tem encaminhado propostas, sugestões e críticas às várias instâncias do poder público, sobre temas de interesse da classe empresarial, dando conhecimento ao conjunto da sociedade.

O Fórum realiza reuniões-almoço quinzenais, ocasiões em que são discutidos os temas do cotidiano do setor produtivo e, regularmente, são recebidos convidados

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.