[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), promove no período de 2 a 6 de maio o III Encontro de Formação do Programa Escola Ativa. O módulo, que será realizado no Hotel Real Classic, terá como tema ‘Alfabetização e Letramento’. O público-alvo são os professores multiplicadores que atuam no programa Escola Ativa.

Programação

No dia da abertura, às 9h30, haverá a palestra Classes Multisseriadas e as Possibilidades de Letramento, a ser ministrada pela professora Liana de Melo Torres. Logo em seguida será realizada outra palestra com o tema: Produção de Texto na Escola, que será proferida pelo professor José Ricardo Carvalho, do Departamento de Educação (DEDI/UFS). À tarde, às 13h30, será a vez da Oficina Contação de Histórias, com as professoras Ticiana Mendonça e Kátia Valéria Santos.

Na terça-feira, 3, a partir das 8h30, haverá o relato da História de Aprendizagem pelo músico e maestro da Orquestra Sanfônica de Sergipe, Evanilson Silva. Às 10h30 será realizada a palestra O Ensino Fundamental de nove anos e as Classes Multisseriadas, com a professora Cristina Martins (DED/UFS). À tarde, às 13h30, será realizada a oficina Gêneros textuais em sala de aula, ministrada pelas professoras Cláudia Viana e Kátia Valéria Santos.

Já na quarta-feira, 4, a partir das 8h30, haverá o debate na mesa-redonda com o tema A Contribuição das Histórias na Formação da Subjetividade e o Processo de Ensino- Aprendizagem, com a participação da pedagoga Néclea Dantas de Carvalho, da psicóloga  Rosa Corumbá, do contador de histórias Antenor Aguiar e do cordelista Zezé de Boquim.

No período da tarde será a vez da oficina Gêneros textuais em sala de aula, ministrada pelas professoras Cláudia Viana e Kátia Valéria Santos.

O filme Conrack será exibido na quinta-feira, 5, às 8h30, e em seguida será feita uma palestra com o tema Alfabetização e Letramento, conduzida pela professora Ana Débora de França, especialista em Educação e responsável pela formação continuada na Seed. Às 11h, outro debate, com o tema Agrupamentos Flexíveis nas Escolas Multisseriadas de Sergipe: uma construção coletiva, ministrada pelo professor Paulo Sergio Marchelli e pela professora Cláudia da Mota Darós Parente (DEDI/UFS).

A oficina Estratégias de Letramento será ministrada pelas professoras Cláudia Viana e Ticiana Mendonça, no início da tarde. No dia do encerramento do evento, 6 de maio, será realizada a socialização da Formação do Módulo II nos municípios. A partir das 9h30, haverá os encaminhamentos para a Formação do Módulo III nos municípios. Pela tarde, a partir das 13h30, será realizada a avaliação do encontro.

Escola Ativa

Idealizado pelo governo federal, o projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais de todas as regiões do Brasil. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.

Para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, o projeto utiliza diversos recursos, desde a autoaprendizagem e o trabalho em grupo até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.