[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), uma reunião com o objetivo de orientar gestores e coordenadores de unidades de ensino e técnicos do ensino médio quanto à aplicação do Simuladão Rede, visando preparar os alunos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro em todo o Brasil.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Dase, Gabriela Zelice, as provas do Simuladão Rede serão realizadas nos dias 16 e 17 de outubro. No primeiro dia os alunos resolverão questões de Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; e Redação. Já no segundo dia de aplicação das provas, as questões serão de Ciências Humanas e Suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

“O Simuladão Rede será aplicado em todas as unidades escolares do estado e a prova será formatada no modelo do Enem, com o objetivo de familiarizar os alunos com essas questões, porque o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser a porta de acesso para a UFS. As questões serão compostas de acordo com o conteúdo programático da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio regular”, explicou a coordenadora.

Essa reunião com os gestores está sendo realizada em todas as diretorias regionais de educação. A primeira ocorreu na terça-feira, 24, nas DREs 1, 5 e 9. Na quarta-feira, 25, foi a vez das DREs 2 e 7. Nesta sexta-feira, 27, a reunião acontece na DEA e na DRE 2. Na próxima segunda-feira, 30, será a vez das DREs 4 e 6; e no dia 6 de novembro, o encontro acontecerá nas DRE 3 e DRE 8.

Simuladão Rede

As questões das provas do Simuladão Rede foram elaboradas por professores da rede estadual de ensino que atuam no Programa Pré-Universitário da Seed. Poderão participar apenas os alunos da 3ª série do ensino médio regular da rede pública do estado cadastradas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Para que os alunos estejam mais preparados, foi sugerido durante a reunião que as escolas utilizem os sábados letivos que antecedem as provas para realizarem revisões com conteúdos do Enem.

A coordenadora do ensino médio da DEA, Sheila Cristiane Vilanova Leite, destacou as ações que estão sendo realizadas para preparar os alunos para o Enem. “A DEA tem sido parceira do Dase na realização dessas ações, que são caracterizadas pela realização de simulados, semana do vestibulando, palestras, entre outras atividades. A gente estimula as escolas na realização dessas ações porque o simulado familiariza os alunos com a formatação da prova do Enem que tem muita leitura e interpretação”, disse.

Preparação

Os gestores que participaram do encontro destacaram a importância do Simuladão Rede para a preparação dos alunos. “Acho que essa preparação é a base de tudo, porque ao fazer essa prova os alunos se sentem como se estivessem na universidade. Já estamos realizando simulados na escola aos sábados para que eles possam dar importância e vejam a seriedade do Enem, que já está prestes a acontecer”, disse a diretora Jussara Maria Melo, do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite.

A mesma opinião teve o coordenador Bertolino Silva Filho, do Colégio Estadual Olavo Bilac. Para ele, o Simuladão vai deixar os estudantes  mais tranquilos na hora de fazer o Enem. “Essa é uma preparação muito importante que vai levar os nossos alunos a ficarem familiarizados com a prova do ENEM, e assim eles passarão a ter um conhecimento real do que irá acontecer no dia do exame”, afirmou.

Marta Silveira Dantas, diretora do Colégio Estadual Gov. Djenal Tavares de Queiroz, também elogiou a ação e disse que sua escola já vem preparando os alunos com a realização de simulados. “É um caminho a mais para eles trilharem nos moldes das provas do Enem, para que consigam atingir um resultado satisfatório. Já estamos realizando simulados em nossa escola para prepará-los melhor”, declarou.

Daniel Vieira Santos, coordenador do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, também falou sobre a necessidade da realização dos simulados para que os estudantes estejam mais confiantes na hora do exame. “Nessa prova há uma simulação do que o aluno vai encontrar daqui a um mês. O simuladão significa um preparo maior. Quando o estudante for fazer o ENEM encontrará uma situação similar ao que ele já treinou durante os meses que antecedem a prova”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.