[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Núcleo de Estudos da Mente e da Espiritualidade Humana, e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), está promovendo o seminário Violência e Drogas nas Escolas: enfrentamento e prevenção. O evento será realizado no período de 7 a 9 de junho, no auditório do Banese. Os objetivos  são discutir a relação da prática e as teorias da mediação, resolução, transformação de conflitos e a construção da paz, numa perspectiva acadêmica, com o fim de desenvolver nos participantes habilidades e competências para esse gerenciamento.

O seminário terá como público-alvo gestores, professores, estudantes, operadores do direito, da segurança pública e a sociedade civil. Durante as palestras, será abordada a temática da resolução de conflitos e a construção de paz nas escolas do estado de Sergipe.

Programação

No primeiro dia do seminário, às 8h, haverá a palestra Construindo Referências sobre Violência, Escola e Educação entre Saberes e Desencontros, Destacando o Cotidiano Escolar, ministrada pela socióloga Miriam Abramovay e mediada pelo professor Rivaldo Sávio de Jesus Lima. Às 10h, a professora Miriam fará palestra com o tema Gangues, galeras, chegados e rappers, mediada pela coordenadora executiva do Programa Cidadania e Paz nas Escolas da Seed, professora Djanira Montalvão da Luz.

Durante a tarde, a socióloga Miriam Abramovay abordará o tema Drogas nas Escolas: o tráfico no entorno e dentro da escola, sendo mediada pelo professor Marcos Antônio Silva, que é membro do Núcleo de Estudos da Mente e da Espiritualidade Humana (Nemeh/UFS).

No dia 8 de junho, às 8h, será debatido o Programa de Informação e Conscientização sobre Drogas, ministrado pelo coordenador de Prevenção às Drogas da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Givaldo Nascimento dos Santos. A palestra será mediada pelo professor Gonçalo Ferreira Melo. Às 10h, o delegado da Polícia Federal, Yuri Ramalho Dantas, abordará o tema Polícia Federal e o Combate às Drogas em Sergipe: Trajetórias e Desafios.

Pela tarde serão proferidas duas palestras. A primeira, com o tema Justiça e o Combate às Drogas em Sergipe: Trajetórias e Desafios, será ministrada pelo juiz de direito da comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto. Em seguida, a psiquiatra Ana Raquel Santiago de Lima falará sobre Ações da Secretaria de Estado da Saúde Frente à drogadição – Trajetórias e Desafios.

Encerramento

No dia do encerramento, 9 de junho, serão ministradas mais duas palestras. A primeira será apresentada às 8h, com o tema Apresentação do Plano de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria de Estado da Educação, proferida pela coordenadora do Núcleo de Educação a Favor da Vida, professora Hortência de Oliveira. Às 10h, será a vez do professor Rivaldo Sávio de Jesus Lima, que abordará o tema Entendendo o Bullying Escolar sobre o ponto de vista dos Estudos da Paz.

Pela tarde, das 14h às 17h, haverá mesa-redonda, em que serão debatidas com todos os participantes do seminário as propostas e sugestões para prevenção de problemas com a violência e drogas nas escolas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.