[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) vai promover na manhã desta quarta-feira, 18, uma reunião para apresentar a Sistemática de Aplicação do Programa Internacional para Avaliação de Alunos 2009 (PISA). O encontro será com os coordenadores das 37 escolas selecionadas para o programa e os representantes das Secretarias Municipais de Educação, das escolas particulares e das Diretorias Regionais de Educação. O evento ocorrerá às 9h, no auditório da SEED.

O PISA é coordenado no Brasil pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em Sergipe em parceria com a SEED. O programa consiste em promover uma avaliação internacional que visa determinar em que medida os jovens adquiriram conhecimentos e habilidades mais abrangentes no letramento, em leitura, matemática e ciências.

A elaboração da amostra do PISA 2009 no Brasil ocorreu em duas etapas. A primeira identificou, por meio de informações obtidas pelo Censo Escolar 2007, as escolas que têm alunos de 15 anos matriculados a partir da 7ª série do Ensino Fundamental. A segunda etapa selecionou 997 escolas brasileiras para participarem do programa. Em Sergipe, foram selecionadas 37 unidades de ensino, sendo 27 escolas da rede estadual, seis da rede municipal e quatro escolas da rede privada. A quarta edição do Programa Internacional para Avaliação de Alunos acontecerá no período de 25 a 29 de maio.

“A aplicação do PISA nessas escolas irá contribuir para avaliar a educação em Sergipe e servir como base para subsidiar políticas necessárias à melhoria do ensino básico. Esse engajamento da SEED com a realização do PISA mostra a disposição do Governo do Estado em enfrentar desafios com o intuito de elevar a qualidade da educação no estado”, explica Jonielly Cheyenne Cruz, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Avaliação (NEPA/SEED).

Jonielly afirma ainda que o PISA 2009 traz um diferencial em relação ao público-alvo envolvido nas edições anteriores. “O programa irá avaliar também alunos da 1ª série do Ensino Médio independentemente da idade. O objetivo é realizar com esse público um estudo sobre a distorção idade-série”, explicou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.