[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de uniformizar os procedimentos de fiscalização e gerenciamento de projetos e contratos, bem como a atualização dos conhecimentos em fiscalização de obras, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) iniciou o programa de capacitação para engenheiros e arquitetos que fazem parte do seu quadro funcional.

O curso, que será realizado a cada manhã das sextas-feiras durante cinco semanas consecutivas, terá cinco módulos e abordará os temas: Terraplanagem; Drenagem e esgotos sanitários; Pavimentação; Fiscalização e gerenciamento de obras e serviços de engenharia; Termos de referência, projetos, licitação e contratação.

De acordo com a secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, é importante que os profissionais estejam inteirados com os trabalhos executadas pela Sedurb. “A ideia é que cada vez mais nossos colaboradores estejam diretamente em contato com as obras da secretaria desde a concepção do projeto até o resultado final”, explicou.

Lúcia diz ainda que várias ações estão sendo feitas nesse sentido. “Já realizamos o Planejamento Estratégico com todas as diretorias, estamos elaborando os Manuais Técnicos, capacitando diversos servidores de acordo com as suas especificidades, e agora promovendo este curso para os engenheiros e arquitetos, que são elementos cruciais nos projetos realizados pela Sedurb”, afirmou.

Novos conhecimentos

Para o arquiteto e urbanista da Diretoria de Projetos (Diproj) da Sedurb, Alan Mendonça Rios, em seu primeiro dia, o curso se mostrou bastante proveitoso. “A aula de hoje permitiu que fossem abertos novos campos de conhecimentos na área que até então eu desconhecia ou apenas tinha ouvido falar”, conta.

Cursando o segundo período do curso de Engenharia Civil, Alan ressalta que o conteúdo apresentado de certa forma o surpreendeu. “Fui apresentado a assuntos que ainda não tive a oportunidade de conhecer na universidade e a forma com a qual o professor discorreu sobre os assuntos facilitará a minha compreensão nas futuras aulas acadêmicas”, assegurou o arquiteto.

Também colaboradora da Diproj, a Engenheira Civil, Aline Lécia Praxedes comunga da mesma opinião de Alan. “A aula foi bastante engrandecedora e o conteúdo explanado ampliou nosso conhecimento sobre o assunto abordado, o que é significativo, pois nos dará mais experiência durante a execução e acompanhamento das obras”, garantiu.

Estagiário da Diretoria de Habitação (DHAB) da Sedurb, o estudante de Engenharia Civil, Danilo Winne Queiróz considera louvável a iniciativa da secretária Lúcia Falcón. “A experiência adquirida durante a aula foi muito rica, uma vez que eu pude ter conhecimento de assuntos que ainda não foram me apresentados na universidade. O tema terraplanagem é algo que me interessa muito e a maneira como foi discorrido e especificado só o torna mais interessante”, declarou.

Segundo o diretor de Habitação e Secretário Adjunto da Sedurb, Joelson Hora Costa, o curso ampliará os horizontes dos colaboradores. “Cada obra é uma situação específica e se faz necessário discutir todos os procedimentos a serem implantados e utilizados em cada uma delas. O feedback obtido com os participantes após as explicações só demonstra o quão eles estão empenhados em aprimorar os conhecimentos e pô-los em prática”, analisou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.