[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite desta quarta-feira, 19, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou da cerimônia de encerramento do projeto ‘Fortalecimento do APL de Petróleo, Gás, Energia e Mineração de Sergipe. O evento foi realizado auditório do Sebrae e teve como objetivo mostrar resultados do convênio celebrado entre o Sebrae e a Petrobras no período de 2010 a 2012, além de reconhecer a participação das empresas que mais participaram das ações do programa, com a entrega do ‘Selo Destaque Participação’, nas categorias ouro, Prata e Bronze.

Durante a solenidade, a Sedetec recebeu o ‘Selo ouro Destaque Parceria’ pelo diferencial da sua participação nas ações do projeto ‘Petróleo, Gás e Energia’. O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec), os órgãos vinculados à Sedetec, apresentaram editais que contemplam o segmento. “Um desses editais é para preenchimento de uma área do Parque que fica Avenida Maranhão. Então, é importante que os empresários e empreendedores possam buscar essa opção de instalação nessa área que será muito relevante para o avanço tecnológico que precisamos”, destaca Saumíneo.

Ainda durante a solenidade também foi realizada a apresentação e o lançamento do 2º livro da Rede Petrográs-SE com o título ‘Redes de Cooperação como Indutora da Inovação’.

Para Saumíneo, essa publicação celebra a conclusão de um ciclo e já trabalha na perspectiva de um novo ciclo. “Parabenizo essa importante parceria realizada entre o Sebrae e a Petrobras, pois o livro eterniza suas ações através de uma publicação e possibilita o desenvolvimento das atividades dessas duas grandes empresas”, diz Saumíneo ao ressaltar que a sua perspectiva é que o setor de petróleo e gás continue avançando no Estado. “Só esse ano foram três anúncios de descobertas de petróleo em Sergipe”, acrescenta.

O secretário lembrou ainda que no próximo mês de janeiro será feita a inauguração oficial do primeiro Parque Eólico de Sergipe. “Temos uma demanda crescente de novas indústrias no setor de energia natural que estão chegando no Estado. Já recebi demanda de empresários que querem implantar dois novos parques eólicos aqui em Sergipe”, explica Saumíneo.

O projeto de Petróleo e Gás, durante a sua execução, visou inserir de forma competitiva as empresas sergipanas na cadeia de Petróleo e Gás para atuar como fornecedores de bens e serviços, atendendo quase 500 micro e pequenas empresas, além de 104 empreendedores individuais. Durante a execução do projeto, foi apresentado um aumento de 82% nos postos de trabalho. “Nós estamos encerrando a segunda etapa desse convênio e acredito que chegamos em um estado de maturidade que eu destacaria a inovação tecnológica”, acrescentou Aládio Souza, coordenador da Rede Barra/Petrobras. 

A Rede Petro Brasil agrupa o conjunto de redes Petro existentes hoje no país. Ao todo são 18 redes que representam mais de duas mil empresas que fabricam bens ou prestam serviços aos segmentos de exploração, produção, refino, petroquímica, transporte e distribuição de petróleo e gás natural. A rede mantém a interação constante com as empresas âncoras, governos, instituições acadêmicas e outras entidades do setor petroleiro brasileiro. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.