[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os investimentos do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para as artes cênicas não param. No mês de outubro, diversas oficinas prometem movimentar a classe artística, com novas oportunidades de capacitação para atores, produtores e técnicos que atuam na área. Sonoplastia, iluminação, cenografia e dramaturgia serão os temas abordados, atendendo a reivindicações da classe e entrando nos eixos de atuação do projeto ‘Sergipe em Cena’.

As oficinas são uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), e fazem parte do Programa Nacional de Oficinas que contempla vários estados brasileiros. Em Sergipe, o curso acontece através da viabilização da Secult, através de parceria com o Sebrae/SE e Senac/SE. Vale lembrar que a parceria entre Secult e Funarte é um trabalho de longa data que já realizou vários cursos para a área das artes em Sergipe.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, é muito importante que parcerias assim sejam mantidas para continuar levando mais capacitação aos agentes culturais sergipanos. “Através da Funarte conseguiremos oferecer aos nossos agentes culturais, cursos bem estruturados e que mais uma vez trarão muitos benefícios para a cultura em Sergipe”, disse.

Eloisa explica ainda que estas oficinas representam o primeiro passo para a terceira edição do Festival Sergipano de Teatro. “As aulas, que serão ministradas por profissionais renomados no cenário nacional e escolhidos em comum acordo com a classe artística sergipana, servirão de base para que os grupos possam aperfeiçoar o conceito e a estética dos espetáculos que deverão compor a programação do Festival Sergipano de Teatro 2013”, contou.

Sobre as oficinas

As oficinas apresentarão aos artistas novas técnicas para as áreas de sonoplastia, iluminação, cenografia e dramaturgia. A primeira será ministrada pelo sergipano Cristiano Andrade (Negão), e acontecerá de 15 a 19 de outubro, das 8h às 12h. Já a oficina de iluminação, acontece na semana seguinte, de 22 a 26 de outubro, também das 8h às 12h, e será ministrada por Sérgio Robson. Ambas terão aulas nos teatros Atheneu e Tobias Barreto.

Outro curso que promete atrair muitos técnicos e artistas é o de cenografia, cujas aulas ocorrerão de 31 de outubro a 04 de novembro. Este será o único com carga horária de 40horas/aula, sendo realizado das 8h às 12h e 14h às 18h, com aulas no Sebrae e visitas aos teatros.

Os nomes deliberados na reunião com os agentes foram Fábio Namatame (MG) e José Serroni (SP), grandes nomes da cenografia nacional, porém, infelizmente, devido a suas agendas, nenhum deles poderia realizar a oficina dentro do prazo limite da Funarte, que seria até novembro de 2012. Aceitando uma recomendação de alguns agentes culturais do Estado e da própria Funarte, o nome escolhido foi Ronald Teixeira (RJ), que substitui à altura os outros cenógrafos citados.

Fechando o ciclo de oficinas, acontecerá de 06 a 09 de novembro o curso de dramaturgia. As aulas desta oficina acontecerão das 8h às 12h, no Sebrae, e serão guiadas pelo escritor pernambucano Marcelino Freire. Seu nome não foi escolhido como os demais, através de uma reunião, porém, a Secult buscou consultar agentes culturais das artes cênicas e professores da UFS para essa indicação.

Inscrições

Os agentes culturais interessados em participar das oficinas devem enviar um email para inscricao@cultura.se.gov.br, especificando o tema da oficina desejada já no assunto da mensagem. No corpo do texto, deve constar ainda um currículo resumido e uma carta de intenções.

O prazo para inscrições no curso de sonoplastia vai até o dia 09 de outubro;  para o de iluminação, a data final é 16 de outubro;  os interessados no curso de cenografia devem enviar seus dados até o dia 23; já quem quer participar da oficina de dramaturgia, deve inscrever-se até o dia 30.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.