[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) deu início nesta quarta-feira, 26, a uma operação de combate ao furto de água no município de Tobias Barreto. No primeiro dia de ação, dois povoados foram visitados e duas ligações clandestinas foram detectadas. Em uma delas, a água potável era desviada por um proprietário rural para encher uma lagoa e em outra o chamado “gato” abastecia uma fábrica de laticínios. O trabalho contou com a parceria da Polícia Civil, que prendeu em flagrante um pecuarista.

O furto que resultou na prisão do suposto infrator foi identificado no povoado Pilões. Em uma propriedade rural, os técnicos da Companhia constataram a existência de um cano acoplado à rede geral de onde era subtraído parte do recurso hídrico produzido para a região. A derivação irregular possuía dois quilômetros de extensão, que percorria duas fazendas. Em um dos terrenos a água tratada era aduzida para abastecer uma lagoa e no outro havia pontos secundários de distribuição.

No momento da operação, o proprietário foi localizado no terreno e preso em flagrante por policiais da Delegacia de Tobias Barreto. Além de ser submetido a sanções administrativas, como o pagamento de multa, o responsável pela fraude vai responder a um processo criminal. “A nossa expectativa é que o trabalho continue sendo executado em toda a região de Tobias Barreto para amenizar o impacto dos desvios de água, melhorando assim o abastecimento para os usuários da Deso”, comenta o líder do Núcleo local, José Agnaldo de Souza.

No mesmo dia, as equipes da operação atuaram no povoado Nova Brasília. Nesta localidade foi constatada a denúncia de moradores de que uma fábrica de laticínio furtava água tratada. A ligação irregular foi imediatamente cancelada.

Prejuízos

Devido às infrações de furto de água os moradores de mais seis povoados de Tobias Barreto se queixavam da falta de regularidade no abastecimento hídrico. No povoado Samambaia, por exemplo, dezenas de famílias ficaram durante cinco dias sem receber água nas torneiras. Isso acontece porque os desvios, além do consumo excessivo não medido, pode provocar a perda de pressão da água na rede de distribuição, ficando sem força para chegar a certas áreas.

O município de Tobias Barreto é atendido pela barragem do Jabiberi, que inclusive teve o volume de água afetado este ano diante da estiagem prolongada. A escala métrica do reservatório chegou a marcar 5 metros abaixo do nível normal de armazenamento de água. Apesar dos efeitos da seca, a empresa conseguiu definir o melhor aproveitamento da água e manteve a distribuição sem prejudicar a população. Contudo, a maior perda é causada pelas ligações irregulares que continuarão sendo combatidas pela Deso.

A previsão é que a operação conjunta entre a Polícia Civil e a Companhia de Saneamento seja realizada em outras áreas do município. Os moradores de Tobias Barreto podem contribuir com a ação de combate a furtos entrando em contato com a Deso através do número de telefone 79 3541-1798. Em outras cidades, os casos de furto podem ser denunciados através do 08000 79 0195.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.