[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na continuidade da reunião de secretariado que está sendo realizada hoje no Hotel Celi pelo prefeito Marcelo Déda e o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, os secretários de Finanças, Administração, Comunicação, Controle Interno, e o procurador geral do Município fizeram suas explanações. As avaliações feitas refletem os avanços da administração municipal nestas áreas e os benefícios que a comunidade aracajuana e os servidores públicos obtiveram.

Para Nilson Lima, secretário municipal de Finanças, as maiores mudanças dizem respeito ao crescimento da arrecadação do município mesmo com a extinção da taxa de iluminação pública (TIP), a humanização dos serviços prestados à população com a criação da central do servidor, o ordenamento do controle com os gastos públicos e a isenção do IPTU, que atingia cerca de 6.700 contribuintes e foi estendida para mais de 21 mil pessoas. “Temos recebido elogios reiterados do Tribunal de Contas pela apresentação de nossa prestação de contas, que nunca foi tão clara e correta”, enfatizou.

De acordo com o procurador geral do município, Clóvis Barbosa, apesar das dificuldades houve uma queda significativa no número de ações ajuizadas para controle fiscal do município. O número caiu de 8.634 em 2001 para 1.273 em 2003. “E um fato inédito na administração pública ocorreu com a inexistência de um único precatório pendente na prefeitura relativo a 2003”, acrescentou.

Além da modernização administrativa, visível com a melhoria do atendimento à comunidade, o aumento da oferta de serviços ao contribuinte e ao servidor público municipal pela internet, a criação de um regime municipal de previdência, atualização dos direitos dos servidores e criação de novos planos de carreira, os concursos públicos são a consolidação de uma política pública ética. “Teremos cerca de 1.500 servidores concursados no final deste ano em áreas essenciais como educação, saúde e segurança, o que representa 20% da folha de pagamento da prefeitura”, disse o prefeito Marcelo Déda, ratificando o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração.

A secretaria municipal de Comunicação foi amplamente explicada pelo secretário Milton Alves, que fez um relato das transformações porque o órgão passou desde a mudança e estruturação física de sua sede, até a ampliação da oferta de seus serviços com edições mensais do jornal impresso Aracaju Informa, veiculação desta publicação em formato de rádio em dois programas, monitoramento de programas de televisão e rádio e expansão do contato com a comunidade através do Fala Cidadão, desenvolvido pelo setor de Relações Públicas. A Agência Aracaju de Notícias na internet também foi ressaltada e o site da prefeitura foi escolhido pelos internautas como um dos três melhores do estado de Sergipe no prêmio Ibest. “A mudança foi nítida porque avançamos muito no ponto de vista operacional, oferecendo condições para que os profissionais da Secom prestem um serviço de qualidade à administração e à comunidade”, adicionou o prefeito Marcelo Déda.

Além da reestruturação física da Secretaria Municipal de Controle Interno, o secretário Moacir Santana informou que os profissionais do setor fizeram cursos de reciclagem nas áreas de contabilidade, orçamento, licitações, convênios, contratos e auditoria. Inspeções regulares estão sendo feitas nos órgãos municipais, assim como a fiscalização de convênios a auditorias constantes nas folhas de pagamento do município, com o intuito de assegurar a transparência em todos os processos da Prefeitura de Aracaju. O secretário municipal de Governo, Oliveira Júnior fará em seguida sua explanação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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