[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, levou na manhã de hoje, 1º, uma comitiva formada por secretários de Saúde de todo Nordeste, além de membros do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para conhecer um pouco dos serviços oferecidos pela saúde municipal nas redes assistenciais que compõem o projeto “Saúde Todo Dia”.

Os visitantes, que participam até amanhã do VII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, evento realizado em Aracaju, puderam conhecer o sistema de informatização, implantado a partir dos Terminais de Atendimento do Cartão SUS (TAS), que opera todos os setores de atuação da SMS, desde a atenção básica, passando pelos órgãos responsáveis pelo cadastro de dados, marcação de exames e procedimentos ambulatoriais especializados e urgência e emergência.

Acompanhada pelo secretário Rogério Carvalho, a comitiva conheceu de que forma estão estruturadas as redes assistenciais do município de Aracaju. Partindo primeiramente da Rede de Atenção Básica, os representantes acompanharam o sistema desde o serviço que é prestado no acolhimento nas Unidades de Saúde da Família (USF), através dos TAS, passando à Rede de Urgência e Emergência, conhecendo as instalações do Pronto-Socorro Zona Norte, já em fase adiantada de conclusão, até a Central de Regulação, sistema que organiza a oferta e demanda de exames e consultas especializadas, bem como de outros serviços da média e alta complexidade. Durante a visita Rogério Carvalho explicou o modo de funcionamento de cada rede.

Apontada como referência nacional pelo pioneirismo no sistema de informatização que opera o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Aracaju é avaliada como modelo para implantação e implementação do projeto de informatização em outros municípios brasileiros.

Na apresentação do projeto de regulação, o coordenador do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação da SMS (Nucaar), Emerson Canunicci, explicou aos secretários e aos demais representantes de secretarias um pouco mais sobre o sistema que já representa um marco histórico para o município por garantir que princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde, tais como equidade e integralidade, sejam respeitados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.