[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, localizado no município de Neópolis, formou a segunda turma do curso técnico de Agroindústria. Os 76 formandos colocaram grau na última sexta-feira, 17, em solenidade realizada às 20h, no Vila Nova Clube.

A programação festiva teve início às 19h com a realização de uma missa em ação de graças na igreja Matriz de Santo Antônio e terminou com o baile dos formandos. “O Governo de Sergipe acaba de assinar convênio com o Governo Federal para a construção de quatro Centros de Educação Profissional, que serão construídos nos municípios de Carira, Simão Dias, Socorro e Nossa Senhora das Dores, perfazendo um investimento de mais de R$ 22 milhões”, disse a secretária Adjunta, Hortência Pereira Araújo, que na solenidade representou o vice-governador e secretário de Estado Educação, Belivaldo Chagas.
 
A professora Hortência Pereira Araújo disse que o Governo do Estado, ciente da sua importância, vem investindo na ampliação de oferta de educação profissional, com a criação de uma rede de escolas técnicas, aproveitando a estrutura já existente e construindo novas escolas para atender a demanda desta modalidade de ensino. “Neste sentido, a educação profissional está contribuindo com a missão do plano estratégico, uma vez que vem garantindo ao aluno o acesso ao ensino técnico profissionalizante, proporcionando, dessa forma, a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania”, disse.
 
Hortência Araújo lembrou que Sergipe saiu de uma matrícula zero no início de 2007, quando começou a implementação da política educacional profissionalizante, para quase quatro mil estudantes neste ano.
 
“Vocês que percebem hoje, que a chancela de técnico em nível médio em agroindústria representa uma significativa parcela de cidadãos sergipanos beneficiados por essa iniciativa”, disse ao ressaltar que é determinação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, melhorar as condições de infraestrutura das escolas profissionalizantes.
 
“Aqui mesmo no Agonalto Pacheco, estamos providenciando a instalação de um transformador para viabilizar o funcionamento dos laboratórios, inclusive, já foi feito o processo de licitação e dentro de dois meses estaremos concluindo esse trabalho”, disse a professora Hortência Araújo.
 
Ela informou também, que o governo já assinou convênio que garantirá a reforma e ampliação de três escolas: Cleonice Fonseca, em Boquim; Joana de Freitas, em Própria e Murilo Braga, em Itabaiana, que estarão implantando o ensino médio inovador.
 
Esforço constante
 
O formando José Pedro, natural do município de Própria, falou em nome dos demais colegas. “Sei que passamos por momentos de tensão e de dificuldades. Foram fases que pareciam que nunca iriam passar. Pensamos em desistir, parar, abandonar a luta. Muitos pensaram em entregar os pontos. Seria importante considerar que a vitória não vem sem nosso esforço constante. A persistência e a perseverança são a chaves para vitória”, disse.
 
Para José Pedro, quem persiste está progredindo; vencendo a corrente adversa. “Agora, quem deixa de lutar é levado pela correnteza para as águas profundas do desespero”, opinou.
 
A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, professora Rosimeire Moura Monteiro, ressaltou a competência e a capacidade profissional de todos os formandos.
 
“Todos estão de parabéns. Tenho certeza que o mercado de trabalho irá absolver todos vocês. O nosso curso é hoje mais do que um compromisso assumido; é uma realidade”, disse.
 
Os paraninfos Amintas Diniz, ex-prefeito de Neópolis e Ricardo Roriz, prefeito de Santana do São Francisco, destacaram a importância do Centro de Educação Profissional Agonalto Pacheco para os jovens estudantes de Sergipe, Alagoas e de outras regiões do país. “Fiquei muito feliz quando soube que o meu nome foi escolhido para ser um dos paraninfos, por meio de uma eleição direta entre os alunos. Isso nos incentiva mais ainda para continuarmos lutando pela educação e o progresso do nosso estado”, disse Amintas Diniz. O juramento da turma foi feito pelo formando Valtênio Santos.
 
Mercado de trabalho
 
Dos formandos, 22 residem em Alagoas, e os demais nos municípios que compõem a região do Baixo São Francisco. “Estou muito feliz. Hoje é um dia importante na minha vida. Agora tenho chance de entrar no tão concorrido mercado de trabalho”, disse Patrícia Silva dos Santos, natural de Penedo, Alagoas. Tiago Gonçalves Barros é alagoano da cidade de Piaçabuçu. “O curso é excelente e tive a honra de participar ativamente. Já estou estagiando na secretaria de agricultura da minha cidade e feliz por ter uma profissão”, disse Tiago Barros.
 
Yane Nartyres já está trabalhando em uma empresa de ração. “Devo a minha formação técnica ao sucesso estabelecido no meu trabalho”, disse.  Mariana Andrade dos Santos é natural do município sergipano de Santana do São Francisco. “Quero aproveitar esse momento festivo para elogiar e agradecer a equipe diretiva, professores e funcionários do Centro Profissional Agonalto Pacheco. Graças ao curso estou trabalhando na área que me identifico plenamente”, disse.
 
Hurly Lins da Silva disse que o curso técnico de agroindústria é de primeira qualidade. “É excelente na teoria e na parte teórica. Temos uma equipe altamente capacitada de professores, por isso, todos nós estamos de parabéns”, ressaltou. Francieley da Silva estava bastante emocionada. “Falta-me palavras nesse momento, mas encontro forças para agradecer a minha família e a todos que viabilizaram a construção do Centro de Educação Agonalto Pacheco”, disse.

Participantes

Participaram também da solenidade, o prefeito de Neópolis, Marcelo Guedes, o diretor da Emdagro, Eriverton Vieira, a diretora do Serviço de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, professora Rivania Andrade, assessores da Seed, os professores do CEEP Agonalto Pacheco, Denise Andrade e Bruno Sales de Oliveira, amigos e familiares dos formandos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.