[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, participou nesta manhã da abertura da segunda etapa da capacitação em Saúde Mental, ocorrida no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps). Tendo como público os profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica, o secretário não só falou sobre os objetivos e importância do treinamento, como também deixou os médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários a par dos avanços obtidos em todo o sistema público da capital.

Na Rede de Atenção Básica, Rogério Carvalho destacou o aumento da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e os investimentos feitos em infra-estrutura. Atualmente, a população aracajuana conta com 44 unidades de saúde, sendo quase todas elas padronizadas para melhor atender os usuários. “Nesta semana nós vamos inaugurar as USF Hugo Gurgel, Madre Tereza e Dona Jovem, esta última já em funcionamento”, informou o secretário, que também anunciou a entrega do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade e da USF Sinhazinha até o final de outubro.

Quanto à Rede Ambulatorial Especializada, o destaque dado pelo secretário foi às obras de reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos, que além de passar a oferecer mais conforto e qualidade no atendimento, vai desenvolver uma nova linha de produção do cuidado. “Da mesma forma que o cuidado é uma realidade em construção no território, através das equipes de PSF, os pacientes atendidos no Cemar também vão poder realizar seu tratamento, contando com acompanhamento de médicos especialistas”, explicou.

Na Rede de Urgência e Emergência, além dos investimentos feitos em hospitais conveniados com a Prefeitura para a implantação de unidades de urgência, tais como as dos hospitais São José, Santa Izabel e Cirurgia, Rogério Carvalho falou sobre a construção dos Hospitais da Zona Norte e da Zona Sul, que vão oferecer atendimentos clínico, pediátrico e cirúrgico. Já no âmbito da Rede Hospitalar, a ampliação de leitos em alguns hospitais da capital foi colocada como mais um dos passos dados pela administração municipal.

Por último, o secretário falou sobre a Rede de Saúde Mental, ressaltando o trabalho que vem sendo realizado desde a implantação dos Caps. “O principal desafio desta área é conseguir romper a discriminação em relação às pessoas com transtornos mentais”, enfatizou. Sobre a importância da capacitação, ele ressaltou a oportunidade que os profissionais da Rede de Atenção Básica estão tendo para superar determinadas atitudes discriminatórias. “Esse é um momento de romper tabus e de aprender a lidar com os casos de psiquiatria, encaminhado-os para o tratamento adequado”, disse.

Finalizando o seu discurso, Rogério Carvalho afirmou que o sistema de saúde de Aracaju passa agora por uma fase de consolidação. “O Projeto Saúde Todo Dia não é mais um sonho, é um projeto com uma realidade bem avançada, cuja sustentabilidade nós buscamos cotidianamente”. Para ele, o que a Prefeitura construiu desde a gestão passada ficará marcado como um patrimônio na área da saúde. “Nós não estamos numa etapa final do processo de construção do sistema, mas sim terminando de arrumar as malas para uma caminhada de vida inteira”, concluiu.

Capacitação
Da mesma forma como ocorreu a primeira, a segunda etapa da capacitação em Saúde Mental voltada para os profissionais da Atenção Básica pretende trabalhar as equipes de PSF, fazendo com que as unidades de saúde passem a acolher e a trabalhar da melhor forma o atendimento aos usuários com transtornos mentais. Ao todo, serão capacitados 1.500 profissionais em seis etapas. Até quinta-feira a segunda turma estará no Ceps recebendo o treinamento. A terceira fase está prevista para a próxima semana, de 24 a 27 de outubro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.