[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os passos dados pela Prefeitura de Aracaju em direção à melhoria do sistema público de saúde continuam buscando novas formas de agregar tecnologia ao atendimento. A partir deste final de semana, o secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho, estará na Europa acompanhando o prefeito Marcelo Déda com a finalidade de conhecer a organização do sistema de saúde da Dinamarca e Finlândia.

Além da oportunidade de conhecer como se faz o atendimento com tecnologia de informação nesses países, Rogério Carvalho vai apresentar os resultados alcançados ao longo desses quatro anos e meio de gestão na Prefeitura de Aracaju. Esta não é a primeira vez que o secretário viaja para o exterior com o intuito de trocar experiências. Em junho do ano passado ele esteve na Itália, onde apresentou todos os avanços tecnológicos obtidos aqui, e em outubro no Canadá participando da II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde.

Na viagem deste final de semana, a Prefeitura foi convidada pela ong italiana GVC, entidade responsável por uma rede de cooperação que envolve alguns países da Europa. No Brasil, além da cidade de Aracaju, mais três capitais fazem parte dessa rede que tem como marca o desenvolvimento de tecnologia da informação na área de telemedicina e na organização de sistemas de saúde.

Para Rogério Carvalho, a importância em fazer parte dessa comunidade reside na possibilidade de trocar experiências. “Saber o que eles estão fazendo e mostrar os nossos passos aumenta a nossa capacidade de avaliação, ou seja, nós vamos poder verificar se estamos no caminho certo ou não”.

Dentre as experiências bem sucedidas que serão apresentadas nesta viagem, o secretário destaca a implantação do Complexo Regulatório. “Essa é uma experiência ímpar, pois nenhum dos integrantes dessa rede desenvolve esse modo avançado de organizar seus serviços”, ressalta.

Através do Complexo Regulatório, a Secretaria Municipal de Saúde tem o controle de todos os procedimentos realizados, possibilitando uma melhor eficiência na prestação de serviços, tanto no âmbito da rede de atenção básica quanto na área da média e alta complexidade. Já estão inseridos nessa lógica de funcionamento, além de outros serviços, a Rede Ambulatorial Especializada e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). “O próximo passo é inserir a Central de Leitos e a Central de Urgência e Emergência”, informa Rogério.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.