Secretarias se unem para implantar Centro de Combate à Homofobia
Buscar parcerias para a criação do Centro de Referência em Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia. Foi com esse propósito que técnicos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) se reuniram com a secretária de Estado da Inclusão Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Ana Lucia Menezes. Durante o encontro, os representantes da SSP apresentaram o projeto que pretende inovar o sistema de atendimento, implementando uma política pública multidisciplinar e focada na prevenção.
A idéia do centro partiu do programa Brasil sem Homofobia, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, que vem dando conhecimento e apoio financeiro para a implantação desses centros em todos os estados do Brasil.
Em Sergipe, esse convênio foi assinado em 2005, mas nada foi feito. No início desse ano, a SSP, com o apoio do governador Marcelo Déda, resolveu apoiar o centro, realizando uma prorrogação do convênio.
Discriminação
O centro pretende prestar atendimento à comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (GLBT). No Centro, o público irá contar com atendimento jurídico, psicológico e de serviço social. Segundo a diretora da Assessoria de Planejamento da SSP, Etel Mendes, o Centro depende muito dessa rede de parcerias. Serão firmadas parcerias com o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde, além da Secretaria de Inclusão Social.
"Nós queremos encaminhar para o centro as demandas na área da inclusão social. Seja de capacitação, seja de geração de renda, esses programas que são desenvolvidos aqui pela Secretaria. Existe toda uma gama de serviços daqui que nós sabemos que vão ser muito úteis para complementar o trabalho que vamos desenvolver no Centro de Referência", destacou Etel.
Após a exposição do projeto, a secretária Ana Lucia Menezes aprovou a iniciativa e ressaltou a possibilidade de se estabelecer uma grande parceria com o Centro de Referência. "Com a criação desse Centro, o nosso governo demonstra a prioridade com as políticas públicas e, com certeza, faremos grandes parcerias. Nós apresentamos todos os projetos que podem ajudar o trabalho do Centro e assinaremos um termo de colaboração técnica que possibilite implementar os nossos projetos à iniciativa", explicou Ana Lucia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]