[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta quarta-feira, dia 20, as secretarias municipais, órgãos e empresas da Prefeitura de Aracaju se reuniram para discutir sobre o encaminhamento do Programa “Cidade Criança”, que pretende desenvolver atividades para melhorar a qualidade de vida da população infantil.
Estiveram presentes à reunião representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Comunicação, Orçamento Participativo, Finanças, Governo, Planejamento, Recursos Humanos e Turismo, da Emurb, Emsurb, Funcaju, Ouvidoria e Procuradoria Geral do Município, Conselho Tutelar, Fundação do Trabalho e da SMTT.
Sob a articulação de Ana Côrtes, responsável pela coordenação do projeto Cidade Criança, cada participante da reunião expôs o trabalho que vem sendo realizado pela sua secretaria e, assim, pôde discutir e receber sugestões dos colegas.
O Projeto Cidade Criança é uma iniciativa intersetorial que não envolve apenas os órgão da PMA, mas também instituições que se comprometam com o bem-estar da criança aracajuana. Algumas reuniões já foram realizadas com o Unicef e a Missão Criança, ONG de Brasília criada no governo de Cristóvam Buarque, responsável pelo desenvolvimento de alguns trabalhos de nível internacional.
Os projetos do “Cidade Criança” são muitos. Alguns já estão sendo executados com sucesso, como é o caso do Orçamento Participativo Mirim, paralelo às plenárias normais do orçamento, onde são realizadas atividades lúdicas como a eleição do prefeito mirim.
Entre outros projetos executados estão o “Educarte”, desenvolvido pela Fundação do Trabalho; o “Reciclate”, pela Emsurb; o “Criança Feliz”, da Secretaria Municipal de Saúde; o “Cidadania em Construção”, da Smasc – Secretaria de Assistência Social; “Escola Aberta”, pela Secretaria Municipal de Educação”; o “Cidadania no Trânsito”, da SMTT; e o coral Peti, da Funcaju em parceria com a Smasc.
Algumas iniciativas estão em processo de discussão. Entre elas: “Criança Cidadã”, da Secretaria de Recursos Humanos; “Educação Fiscal”, da Secretaria de Finanças; “Comunicação para todos”, da Secretaria de Comunicação Social; “Ouvidoria Mirim”; Projeto “Desafio”, da Emurb; “Anjos da Guarda”, desenvolvido pela Guarda Municipal; e “Selo Criança”, pela Secretaria de Planejamento.
As reuniões serão realizadas periodicamente para analisar como está sendo desenvolvido cada projeto, e também para que sejam sugeridas estratégias de ação que possam facilitar a rápida execução das atividades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.