[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Nacional de Combate ao Tabagismo também foi lembrado na tarde de ontem, quarta-feira, no Shopping Jardins. Com irreverência e músicas temáticas, o grupo ‘A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar’ chamou a atenção dos consumidores daquele centro de compras. Numa iniciativa das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, a ação teve como finalidade sensibilizar as pessoas para o cumprimento da legislação e alertar para os riscos à saúde principalmente de quem não fuma.

“Estamos num processo de conscientização, mas a idéia principal é preservar a saúde do não fumante e tocar os fumantes para que optem por largar o cigarro. O ideal é que estas pessoas respeitem o espaço, pois a Lei Federal 9.294/96 proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. O problema é que muita gente não respeita a legislação e continua fumando dentro do shopping”, comentou a coordenadora do Programa de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tereza Nogueira.

O guia turístico Sílvio França prestigiou a ação e afirmou que também combate o fumo dentro do shopping, mas revela que já presenciou cenas desagradáveis. “Eu já vi um segurança abordando com educação uma pessoa que fumava na área do café e esta pessoa deu uma `carteirada´. Tratava-se de uma promotora pública. Eu também já vi juiz de Direito e policial fazerem o mesmo, ou seja, abusando do poder como se eles estivessem acima da lei”, apontou.

A Vigilância Sanitária Municipal também participou do evento e percorreu os corredores do shopping para verificar a sinalização sobre a proibição estava corretamente disposta. Segundo Tereza Nogueira, a Vigilância Sanitária vai passar a realizar fiscalizações mais freqüentes com o apoio do Ministério Público para, inclusive, punir quem descumprir a lei.

“Por outro lado, a SMS está planejando capacitar os profissionais das 43 Unidades de Saúde da Família para que trabalhem o tema com a comunidade. O objetivo é criar agentes multiplicadores dessa conscientização”, disse a coordenadora. Além de Tereza Nogueira, estiveram presentes à ação a coordenadora da campanha anti-tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde, Lívia Sílvia, gestores e gerentes de unidades de Saúde da SMS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.