[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Seu Raimundo Nunes, 42 anos, mora na região do Crasto, em Santa Luzia do Itanhi, distante 75km de Aracaju, e sempre fez vassouras e esteiras usando palha de buri, junca, piaçaba, etc. O trabalho sempre foi praticado sem nenhuma grande intenção, até que um projeto transformou sua realidade e a de outros moradores do município: o The Human Project, cujas atividades acontecem no Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI).
 
O objetivo do projeto é a consolidação de um modelo regional de desenvolvimento sustentável, e a comunidade já colhe os frutos dessa filosofia. “Com toda a colaboração dos designers e técnicos, percebemos que nossa arte poderia ganhar maior visibilidade. Hoje, além de trabalhar como vigilante para a prefeitura, também exerço a função de artesão, mas com uma gama maior de possibilidades e sem perspectivas de abandonar este trabalho que tanto me orgulha”, conta seu Raimundo.
 
O sucesso do The Human Project levou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, e a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, a conhecer de perto o projeto. Foi na manhã de quinta-feira, 24, que as gestoras – acompanhadas de uma comitiva – estiveram no Crasto e acompanharam as transformações culturais e sociais pelas quais à comunidade vem passando.
 
“Avalio esta visita como algo importante para nossas ações dentro da Secult, pois nos deu a oportunidade de conhecermos detalhes sobre o projeto ‘Cultura em Foco’, um dos pilares do The Human Project, onde a própria sociedade trabalha para se manter. Na Secult temos um embrião de algo voltado para a economia criativa, onde integramos cultura e elementos sociais. Nossa intenção é encontrar pontos de convergências entre nossas ações e o trabalho do IPTI”, explica Eloísa Galdino.

Segundo Eliane Aquino, conhecer detalhes do trabalho que o Instituto vem desenvolvendo na região contribui para repensar a participação popular. “O envolvimento da comunidade em atividades econômicas e sustentáveis é uma idéia muito valiosa. Fiquei fascinada com as inovações criativas que conheci no ‘Cultura em Foco’, através do The Human Project, e pelos benefícios sociais que elas representam”, pontua Eliane.
 
O projeto
 
O The Human Project é fruto de uma idéia nascida em São Paulo, mais precisamente na incubadora de empresas de tecnologia da Universidade de São Paulo (USP). O projeto foi trazido para Sergipe pelos fundadores do IPTI, Saulo Barretto e Renata Piazzalunga, esta última diretora-presidente da entidade. Desde a sua implantação, o Instituto já transformou o modo de vida de várias famílias que compõem a comunidade do Crasto.
 
O conceito estruturador do projeto é de que os padrões culturais de uma determinada sociedade não só devem ser considerados num processo de construção de conhecimento e inovação, como também devem determinar o desenvolvimento e a validação de um modelo de sustentabilidade.
 
“Entendemos a economia criativa como um gerador de renda. Desenvolvemos um trabalho que vai da fabricação à questão da comercialização”, diz Renata Piazzalunga, que revelou ainda a criação de um site de vendas para os produtos. “Até o final de abril inauguraremos mais esta possibilidade de venda. Através de um site especializado facilitaremos as encomendas, gerando uma grande rede de relacionamentos, onde o cliente escolhe, verifica e confirma o pedido, além de criamos uma integração dos artesãos com o mundo digital e suas infinitas possibilidades”, explica Renata.
 
O outro fundador do ITPI, Saulo Barretto, afirma que o The Human Project está formatado no tripé da pesquisa, do empreendedorismo e da formação profissional. “Trabalhamos muito a questão da governança das próprias pessoas envolvidas. Nossa intenção é transformá-lo numa cooperativa, mas antes se faz necessária a formação desses artesãos para que eles possam dominar a administração dos próprios negócios”, finaliza Saulo Barreto. O projeto é apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae/SE e pelo Banese Card.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.