[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Comunicação Social, Eloísa Galdino, recebeu nesta quarta-feira, 1º de agosto, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), Cristian Góes, acompanhado dos futuros presidente e vice-presidente/secretária-geral, George Washington e Caroline Santos. Na reunião, foram debatidos o concurso público para jornalista no Governo do Estado, a reestruturação da Fundação Aperipê (Fundap) e a adesão do Sindijor à mesa de negociação permanente do Governo do Estado com os servidores. Os representantes do Sindicato também convidaram a secretária de Comunicação para a posse da nova diretoria, que será realizada no dia 15 de agosto.

Para Cristian Góes, a Fundação Aperipê deveria ser discutida não só como uma questão estatal, mas inserida no processo de TV Pública. "Viemos iniciar o diálogo para compreender o projeto do Governo do Estado para a Fundação Aperipê. Achamos que ela pode ser um grande instrumento para Sergipe, mas é preciso discutir a questão dos funcionários, que têm reivindicações históricas, como a elaboração de um plano de carreira mais moderno", disse ele.

Segundo Eloísa Galdino, diversas áreas do Governo do Estado estão sendo reestruturadas e a Aperipê é uma delas. "Nós não podemos participar da discussão de rede pública apenas sob o viés da política. Nós precisamos ter condições de estruturar a Fundação até para que ela entre no processo de discussão da programação e tenha condições de fazer captação de recursos, quando a rede efetivamente for posta em funcionamento. O escalonamento de investimento nessa reestruturação passa também pela discussão sobre os funcionários e pela inserção dos mesmos no processo de transição para a era digital".

Outro ponto foi a inserção da Aperipê no debate sobre TV Pública. De acordo com a secretária de Comunicação, o Governo já realizou um fórum de TV Pública no início do ano e a presidente da Fundap, Indira Amaral, assumiu o cargo de diretora de Marketing e Captação de Recursos na diretoria da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec). Isso mostra que o novo Governo participa ativamente dessa discussão.

"Queremos trabalhar sob o ponto de vista da rede pública. Acho que a Fundação precisa passar por uma reforma estatutária. Temos de trazer a sociedade para discutir programação, investimentos, o modelo de televisão que a gente quer", disse Eloísa Galdino, ressaltando que esta discussão está ancorada na política de comunicação do Governo. "Este modelo de televisão precisa estar ligado às raízes culturais do Estado, à questão da informação como um direito do cidadão e do próprio veículo de comunicação ser um canal de diálogo do Governo com a população. Este processo tem todo um andamento e, primeiro, ele passa por uma fase de reestruturação do próprio sistema Aperipê", afirmou.

Concurso público

Os representantes do Sidijor também solicitaram a realização de um concurso público para jornalistas no Governo do Estado. "Com o concurso público, será possível efetivar pessoas que estão saindo da universidade com outra visão de serviço público, o que pode mudar a história da comunicação em Sergipe", disse Cristian Góes, ao ressaltar que o serviço público é mais uma oportunidade de trabalho.

De acordo com Eloísa Galdino, o mercado de comunicação está em processo de crescimento. "Nós sabemos que existem profissionais que saem das universidades com outra visão de atuação na área pública. O Governo tem suas limitações, já que a demanda por concurso em várias áreas é muito grande. Mas vamos apresentar essa proposta ao núcleo de gestão, para que a possibilidade de concurso na área de comunicação seja pensada e que a Secretaria tenha condições de capitanear este processo".

Convite

Os representantes do Sindicato também solicitaram a relação dos veículos de comunicação que recebem verbas publicitárias do Governo do Estado. "Elogiamos o fim das cotas, que é uma maneira corretíssima de agir. Mas solicitamos porque isto ajuda a categoria na hora da negociação salarial", disse Cristian.

O Sindijor também pediu a aplicação de verbas de publicidade na Fundação Aperipê, o que já ocorre desde o início do ano. "Esta é uma orientação de Governo. Uma das formas de ajudar a Fundação é aumentando a veiculação das campanhas publicitárias. Temos feito isso desde o início da gestão", disse Eloísa Galdino.

Por fim, foi anunciada a intenção da fusão entre o Sindijor e o Sindicato dos Radialistas e feito convite para a posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas. "Agradeço o convite e desejo sucesso. O Sindijor passou por uma reestruturação nos últimos anos e conseguiu um diálogo maior com a categoria", disse Eloísa. "Hoje, a conjuntura em Sergipe é outra. O Governo do Estado apóia a qualificação e a valorização dos profissionais da comunicação, trabalha em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e desenvolve projetos de qualificação em comunicação", afirmou a secretária de Comunicação.

Também participaram da reunião o diretor de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Leonardo Zanelli, e a assessora do Núcleo de Integração e Projetos Kadydja Albuquerque.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.