[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A noite da última quinta-feira, 2, foi muito importante para aqueles que fazem a cultura e o patrimônio histórico em Sergipe. No Palácio Silvio Romero, que abriga o Memorial do Judiciário de Sergipe, foi aberta a exposição Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico, que iniciou oficialmente as celebrações pelos 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS).

A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, participou do evento representando o Governador Marcelo Déda, e falou sobre sua satisfação em ver uma mostra tão importante passando por Sergipe, e em uma data simbólica, onde se comemora o centenário do Instituto Histórico.

“Esta é uma exposição que roda todo o Brasil, que já passou por cidades como Rio de Janeiro e Brasília, absorvendo aspectos culturais de cada lugar por onde passa. Em Sergipe, ela tem um aspecto muito simbólico, que é a integração de diferentes instâncias de poder atuando para realizá-la, trazendo acervos de vários museus. Além disso, marcamos com esta exposição o início das comemorações do aniversário da Casa de Sergipe, instituição tão importante no nosso Estado e que nasceu aqui, no prédio em que hoje está o Memorial do Judicionário”, ressaltou.

Para o presidente do IHGS, Samuel Albuquerque, receber uma exposição deste porte dentro da programação do centenário é uma grande honra para a instituição. “Aqui no Palácio Sílvio Romero nasceu o Instituto Histórico, e é uma satisfação muito grande para nós voltar aqui tantos anos depois para iniciar as comemorações deste centenário. Este é o templo do IHGS”, disse.

Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, que na ocasião descerrou uma placa no Memorial do Judiciário em homenagem ao IHGS, afirmou que o IGHS é uma das mais importantes instituições que fazem a história de Sergipe e que tem uma ligação direta com o poder judiciário. “Foi aqui que o Instituto começou a realizar seus trabalhos em benefício da cultura de Sergipe e essa exposição vem premiar também essa relação mantida entre as duas instituições, tudo isso beneficiando a cultura de Sergipe, que tem destaque em nível nacional”, completou.

Sobre a exposição

A ‘Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico’ é uma exposição itinerante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e patrocínio do BNDES, curadoria de Lauro Cavalcanti e design de Victor Burton.

A exposição busca fazer com que o espectador reflita, compartilhe e valorize o patrimônio histórico nacional como um significado histórico, e entenda como as ações do Iphan integram preservação de bens de valor, e desenvolvimento do país, com uma visão dinâmica do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de caráter afetivo para a população.

A mostra é composta por pinturas, gravuras, esculturas e outros materiais que representam o patrimônio cultural. De acordo com Terezinha Oliva, superintendente do Iphan em Sergipe, esta exposição chega ao Estado com uma expectativa muito grande e graças ao apoio de todos que fazem o patrimônio histórico.

“Esta mostra passa por vários estados, e nós das superintendências temos o dever de adequar às peças que fazem a história do patrimônio local. Por isso nós contamos com o apoio enorme dos museus da Secult, e das demais instituições de Sergipe”, explicou.

A exposição ficará em Aracaju até o dia 30 de setembro e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Nos sábados e domingos, apenas através de agendamento pelo telefone (79) 3213 0219 / 0771. O Memorial do Judiciário fica localizado no Palácio Sílvio Romero, na Praça Olímpio Campos, 417, Centro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.