[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju) já está com a estrutura definida para atuar na maior prévia carnavalesca do Estado, o Pré- Caju 2007. Na manhã de hoje, 10, a coordenação do órgão esteve reunida com a equipe do Corpo de Bombeiros para definir os últimos detalhes antes do início do evento.

A novidade este ano é que, além do Samu de Aracaju, as equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu estadual estarão atuando juntas para garantir uma maior tranqüilidade aos foliões. O mini-hospital já começou a ser montado e terá uma estrutura maior do que a do ano passado, oferecendo 16 leitos, sendo dois de UTI. Além disso, as equipes que atuarão durante a festa também foram acrescidas em relação a 2006.

Quatro ambulâncias do Samu darão suporte ao evento, para os casos que demandarem alguma remoção. Destas, uma equipada com suporte avançado (UTI) garantirá a remoção dos casos mais graves. Os Hospitais Municipais Nestor Piva (zona norte) e Fernando Franco (zona sul) serão utilizados como retaguarda para as equipes que atuarão durante o evento. Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará disponibilizando 35 profissionais do Samu para atuarem na festa.

“Para este ano, estamos ampliando toda a estrutura em relação ao ano passado, para garantir uma maior tranqüilidade. Estamos ampliando, inclusive, o número de leitos para 16, no ano passado foram apenas 12, e acrescentando mais um leito de UTI”, explica a coordenadora de enfermagem do Samu, Conceição Mendonça. De acordo com ela, o Pré-Caju deste ano tem tudo para ser mais tranqüilo, dada a parceria que se concretiza entre o Samu aracajuano, o Samu estadual e o Corpo de Bombeiros. “Nós teremos uma equipe e uma estrutura que serão muito maior”, enfatiza Conceição.

Prevenção

Além de todo suporte médico necessário à tranqüilidade do evento, a Secretaria Municipal de Saúde também estará atuando na prevenção de possíveis males à saúde dos foliões. Para tal, as coordenações do programa municipal de DST/Aids e da Vigilância Sanitária Municipal (Covisa) prepararam um esquema especial de atuação.

A coordenação DST/Aids, por meio de sua equipe especializada, estará com uma barraca localizada em um ponto estratégico da festa, para que os foliões possam adquirir os preservativos durante o evento. Além disso, haverá mais uma vez a participação no Bloco da Prevenção, através de parceria com o governo estadual.

De acordo com a técnica em Educação e Saúde do Programa Municipal DST/Aids, Jô Oliveira, o objetivo é aproveitar esse momento de alegria e levar informação. “Com esse trabalho levamos informação e mostramos às pessoas a importância de preservar a vida. Em 2006 foi diagnosticado um total de 23 novos casos da patologia, por isso temos que intensificar a campanha”, explica Jô Oliveira. Ela explica que no ano passado, a SMS distribuiu cerca de 21.500 preservativos e que a proposta para este ano é aumentar ainda mais a distribuição.

A Coordenação de Vigilância Sanitária do Município (Covisa) também já preparou todo o esquema de fiscalização para atuar no Pré-Caju 2007. Durante os quatro dias de folia, os fiscais da Covisa estarão percorrendo os bares e barracas com o objetivo de verificar o cumprimento das normas referentes à comercialização e manipulação dos alimentos e bebidas. Para garantir uma festa mais saudável, a Covisa vai realizar um curso de capacitação sobre boas práticas para os 43 ambulantes que atuarão no Pré-Caju 2007.

O treinamento já tem data marcada. Será no dia 15, no Auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Prof. Fernando Lins de Carvalho, e contará com uma carga horária de quatro horas. Espera-se a participação de todos os comerciantes cadastrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que este ano somam 43.

“No curso estaremos passando noções básicas de boas práticas para higiene e manipulação de comidas e bebidas”, explica a coordenadora de Meio-ambiente da Covisa, Lígia Vieira. De acordo com ela, a Covisa vem registrando um número cada vez menor de apreensões de alimentos e de ações punitivas em festas grandes, devido às iniciativas do órgão de capacitar os comerciantes que participam dos eventos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.