[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Neste sábado, dia 10, será realizado o Ação Global, que em Aracaju conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentre outros parceiros. Neste ano, essa participação será diferente, envolvendo ações de educação em saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) também vai participar pela segunda vez, não somente disponibilizando atendimento, como apresentando o trabalho que desenvolve na capital.

As atividades envolvem temas como saúde bucal, saúde da mulher e DST/Aids. Duas peças teatrais, encenadas pelo grupo A Arte de Prevenir, da SMS, serão apresentadas a fim de que, através de uma linguagem simples e descontraída, as informações passadas ao público sejam melhor compreendidas. Já o tema saúde bucal será trabalhado por meio de recreação. Os agentes vão fazer brincadeiras com crianças de 6 a 12 anos, não apenas visando a prevenção de doenças da boca como também a promoção do hábito de higiene pessoal.

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Assistência à Saúde, Ana Márcia Menezes, para o município de Aracaju é muito mais importante que as pessoas estejam informadas sobre os serviços que a SMS oferece diariamente nas Unidades de Saúde da Família. “No que diz respeito à capital, nós entendemos que um evento como este serve para que a população se conscientize de que atendimento médico, realização de exames, vacinação, consulta odontológica e outros serviços já são ações de rotina e que, portanto, não há a necessidade de promover tudo isso em um único dia”, esclarece.

Participação do Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) vai disponibilizar durante a realização do evento uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com equipe médica de plantão para atender os casos que vierem a ocorrer. “Mas a nossa presença não tem como único objetivo prestar atendimento”, ressalta o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Fábio Alves, explicando que a participação também visa mostrar ao público o funcionamento do Samu.

Para essa apresentação será montado um estande, no qual 14 estagiários e quatro monitores vão estar esclarecendo para a população participante a atuação do serviço em Aracaju. “O Ação Global é um evento de cidadania e o Samu 192 Aracaju, enquanto serviço público de saúde, também promove essa cidadania, daí a importância em sermos um dos parceiros”, conclui Fábio. Como parte dessa apresentação, também será realizado um simulado de acidente com uma ou duas vítimas envolvidas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.