[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, estará em Aracaju na segunda-feira, dia 5 de novembro, para participar da abertura da VI Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras. O evento é uma realização do Ponto de Cultura ‘Albertina Brasil’, do município de Nossa Senhora da Glória. 

Márcia Rollemberg fará a palestra de abertura do evento, às 8h30, no Centro Profissionalizante José Figueiredo, localizado no prédio da antiga Escola Normal. Na ocasião, ela falará sobre o tema ‘Políticas Públicas, Cultura e Diversidade’. À noite a secretária participa das apresentações artísticas da Mostra, que acontecem na Rua da Cultura, localizada na praça dos Mercados.

A Secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) é a responsável pelo programa Cultura Viva que engloba todos os Pontos de Cultura do país.  Em Sergipe, existem 30 pontos espalhados pelos oito territórios, que constituem iniciativas da sociedade civil que são potencializadas através de recursos provenientes do MinC e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O Ponto de Cultura ‘Albertina Brasil’ é uma dessas iniciativas, que através de diversas ações, a exemplo da Mostra, tem possibilitado a inclusão de pessoas portadoras de deficiência no universo das artes. Durante o evento, ocorrerão apresentações artísticas de grupos convidados das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste e dos Pontos de Cultura ‘Albertina Brasil’ e o ‘Luz do Sol’, que trabalham com a vertente da arte inclusiva em Sergipe.

Mostra

A VI Mostra Nacional Albertina Brasil de Artes Sem Barreiras tem início na segunda-feira, dia 5, e prossegue até o dia 10, com atividades na capital sergipana e nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Simão Dias e Tobias Barreto.  A vasta programação conta com palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações artísticas.

Segundo Manoel Messias Cordeiro, representante do Ponto de Cultura e um dos idealizadores da Mostra, o evento é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que a arte não tem barreiras. “Nosso objetivo maior é divulgar a cultura e a arte inclusiva nos quatro cantos do Estado. Além disso, teremos oficinas e palestras com a proposta de preparar e ensinar as pessoas a conviver com a pessoa portadora de deficiência”, explica.

Programação

05 DE NOVEMBRO

8h – Abertura -Centro Profissionalizante José Figueiredo (Aracaju)

8h30-Conferência: “Políticas Públicas, Cultura e Diversidade”- Márcia Rollemberg (DF).

10h- Apresentação Artística: “Cia de Dança Loucurarte” (SE).

10h30- Mesa Redonda: ”Educação ,Cultura e Inclusão” – Maria do Carmo Crosler (SP),Argélia Narciso(PR),Lucas Aribé(SE),Arnaldo Godoy(MG). Mediadora-Aparecida Nazário (SE).
Oficinas de Sexualidade da Pessoa com Deficiência – Luciano Marques-SP e Áudio Descrição, Orientação e Mobilidade – Patrícia Pordeus– PE (profissionais da atenção básica)

13h30-17h30

Oficinas

Áudio Descrição, Orientação e Mobilidade – Patrícia Pordeus– PE;
Saúde Mental e Educação – Christine Viana (MG), Gisele Baeta (MG);
Sexualidade da Pessoa com Deficiência – Luciano Marques-SP/ Byron Emanuel (SE);
Arte Terapia – Maria Lourdes Azevedo (MG) e Kako (MG);
Dança Inclusiva- Marilene Melo (SP), Flávia Alves (MG),Mara Rúbia(RS;
Musicoterapia – Rita Maria Aguiar (RJ)
Educação Inclusiva – Maria do Carmo Crosler (SP).

15h – Intervalo – Grupo de Teatro Noz Cego (BA)

19h – Abertura -Márcia Rollember(DF)

Apresentações Artísticas – Rua da Cultura/Mercado Central/Aracaju (SE).

06 DE NOVEMBRO

8h – Apresentações Artísticas – “GRUPO ARTE NA ESCOLA” (SE ), “ O Fantasma Da Ópera” (SE).

8h30 – ”A Arte de incluir na Diversidade da Vida”-Arnaldo Godoy (MG).

10h – Banda sem Preconceito (SE)

10h30 – Mesa Redonda: “A Arte para educar e incluir – Rita Maria Aguiar (RJ), Lucia Zacheu (RJ), Marcelo Cavalcante (RJ)”. Mediadora – Sonia Massud(PA).
Oficinas de Sexualidade da Pessoa com Deficiência – Luciano Marques-SP e Áudio Descrição, Orientação e Mobilidade – Patrícia Pordeus – PE (profissionais da atenção básica)

13h30-17h30: Oficinas,

15h – Intervalo – Grupo de Teatro Superação – “O Sonho de Arthur” (SE).

19h – Apresentações Artísticas – Teatro Tobias Barreto/Aracaju.

07 DE NOVEMBRO

8h-Conferência: ”A Arte de incluir na Diversidade da Vida” – Arnaldo Godoy (MG)

9h-Intervalo – Grupo Superação (SE), Banda Sem Preconceito (SE).

9h30-12h- Mesa Redonda – Arte e Saúde Mental- Kako/MG, Gisele Baeta/MG, Christine Viana/MG e Vânia Amaral/MG,Mediadora: Flávia Alves(MG).

14h- Oficinas de Saúde Mental, Pintura Japonesa, Artes Plásticas, Dança, Orientação, Mobilidade E Acessibilidade.
Local: Escola Técnica do SUS/Aracaju/SE

19h – Apresentações Artísticas -Praça de Eventos de Itabaiana/SE

08 DE NOVEMBRO-NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (SE)

9h -12h00 Mesa Redonda – Arte, Educação e Inclusão – Sônia Massud(PA),Argélia Narciso(PR), Franclin Costa(DF)), Eliana Ferreira (SP), Lucas Aribé (SE).

10h30 -Intervalo – Grupo Superação (SE), Grupo Noz Cego (BA).

14h-17h30 – Oficinas de Saúde Mental, Pintura Japonesa, Artes Plásticas, Dança, Orientação, Mobilidade e Acessibilidade.

19h – Apresentações Artísticas – Espaço de Eventos do CEASA de Monte Alegre/SE

09 DE NOVEMBRO-NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (SE)

8h – 12h00 Mesa Redonda – Plano Viver Sem Limites – Jane Mare Rocha (SE),Joélia Silva(SE)),Luiz Eduardo Oliva(SE)Mediadora: Sonia Massud(PA),

10h30 -Intervalo – Grupo Integrarte (PE).

14h-17h – Oficinas

19h- 19h – Apresentações Artísticas – Ginásio de Esportes de Nossa Senhora da Gloria/SE

10 DE NOVEMBRO – Aracaju/SE

17h – Apresentações Artísticas -Orla do Por do Sol – Mosqueiro

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.