[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aracaju recebeu, pela primeira vez, um Campeonato Brasileiro Masculino de Voleibol Sentado. A competição que teve sua solenidade de abertura realizada na noite do dia 31 de outubro, foi encerrada neste domingo, dia 4 de novembro.

A solenidade de abertura foi prestigiada por autoridades esportivas, como o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, representando o governador em Exercício, Jackson Barreto, o reitor do IFS, professor Ailton Ribeiro de Oliveira, do ex-jogador da seleção brasileira de voleibol e atual presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Para Deficientes (CBVD), o ex-atleta olímpico Amauri Ribeiro.

Em nome do governo do Estado, o secretário de Maurício Pimentel disse que Sergipe se sentia honrado em receber eventos desse nível, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do esporte, especialmente, quando se trata de esportes paraolímpicos, cujos participantes superam barreiras, quase intransponíveis.

“Sergipe recebe de braços abertos esses atletas. Poucas vezes vi tanta alegria em uma competição. Esse campeonato será fundamental para o desenvolvimento do esporte adaptado em nosso estado. Trabalhamos a inclusão social com todos esses grupos de atletas maravilhosos, que apesar da deficiência, desenvolvem a vida normal dentro do que podem fazer do ponto de vista do esporte. Já temos a seleção sergipana de basquete, que tem alcançado grandes resultados no Brasil. Temos ainda um trabalho com a escola de Body Board, na praia do Sarney, e agora damos o nosso incentivo, o nosso apoio, ao vôlei sentado, que é também um trabalho da Seel, voltado para a  inclusão social, através do esporte”, disse o secretário, que abriu oficialmente a competição.

Desfile

Aletas de oito estados participaram do desfile de abertura. Completando a solenidade, houve ainda apresentações de grupos capoeira, dança e da Guarda de Honra do 28º BC.
Os jogos foram realizados no Ginásio de Esportes do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A competição garantiu duas vagas para Série A da modalidade. Além da equipe do IFS/CIEP, participaram da competição as equipes Vasco da Gama (RJ), Antares (AL), Assama e AVLP (PR), SER (SP), Adfego (GO) e Cetef (DF).

O torneio é uma realização do Centro Integrado de Esportes Paratletas (CIEP), em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol Sentado e com a Secretaria de Estado de Esporte e do Lazer (Seel).

Para Oswaldo Mendonça, técnico da equipe local e coordenador do evento, essa foi a oportunidade de integrar atletas de diferentes regiões do país, trazendo ampla troca de experiência e uma saudável competição nos cinco dias do campeonato.
“Essa é a hora de agradecer aos apoiadores dos que fazem esse esporte crescer. Devemos entender que nosso papel é deixar algo plantado na cabeça das pessoas, levando exemplos de superação e celebrando o esporte”, destaca.

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol par Deficientes, Amauri Ribeiro, também enfatizou a importância de expandir o esporte para outras regiões do país, levando a mais cidadania e integração meio do esporte. “O esperado é que isso desenvolva ainda mais o voleibol sentado e a expectativa é de que no próximo ano já tenha uma nova equipe em Sergipe”, avalia.

Antes do início dos jogos, uma homenagem a Joseval Bezerra, o Diel, um dos pioneiros do esporte para deficientes no estado de Sergipe. Ele foi lembrado por conta de tudo o que realizou em prol das modalidades adaptadas. Falecido em julho deste ano, Diel, como era conhecido, deixou um importante legado para as futuras gerações de atletas deficientes. Com a bola em quadra, os atletas sergipanos do CIEP/IFS fizeram jus a esse trabalho e mostraram bom jogo, derrotando os brasilienses da CSUV por 3 sets a 0. Na outra partida da noite, o Vasco da Gama venceu a equipe AVPL Paranaguá, do Paraná, também por 3 sets a 0.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.