[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, encerrou com uma apresentação de teatro no Centro de Saúde Hugo Gurgel hoje, dia 1º de março, o mutirão realizado no bairro Coroa do Meio.
De forma lúdica, os agentes de saúde encenaram uma peça mostrando os principais erros cometidos pela população no combate ao Aedes Aegyptis, mosquito causador da dengue.
Durante os cinco dias do mutirão, cerca de 40 agentes de saúde e 20 agentes comunitários percorreram casas, estabelecimentos comerciais e escolas em busca de larvas da dengue.
Os técnicos da SMS distribuíram, também, folhetos educativos com o intuito de informar à comunidade as formas de evitar a proliferação do mosquito. O carro UBV, mais conhecido como “fumacê”, passou pelos locais onde os funcionários da secretaria estiveram trabalhando todos os dias do evento.
A Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – apoiou o trabalho da secretaria de forma eficaz fazendo a limpeza dos terrenos baldios e coletando o lixo acumulado. Além disso, foram recolhidos os pneus abandonados, um dos principais causadores da multiplicação de focos.
Foram aproximadamente mil prédios vistoriados. Desse total, foram encontrados 500 focos do mosquito. Para a gerente de Endemias, Sidney Sá, o número pode ser considerado alto. “Esse grau de infestação da dengue é explicado pelo desconhecimento dos moradores sobre métodos de combate e prevenção”, explica.
Outro problema constatado foi o alto número de casas abandonadas. Diante da situação, os técnicos não tiveram acesso a locais que, muitas vezes, propiciam o aparecimento do mosquito.
A gerente de endemias solicita aos proprietários das casas abandonadas que entrem em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 3179 – 1025 para agendar um horário em que a residência possa ser vistoriada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.